06 janeiro 2016

Eu li: Eu te darei o sol



Noah e Jude são gêmeos. Eles competem por tudo: domínio sobre o universo, a atenção dos pais, talento e pela atenção do novo vizinho. Mas, apesar disso, são inseparáveis. Até que uma tragédia e um mundo de mentiras os envolve e a relação deles fique abalada.

Os dois são artistas, mas em áreas diferentes. Jude é escultora, mas não acha que é boa o suficiente para ser vista; então, esculpe na areia, escondida, para que as ondas destruam sua obra. Já Noah é desenhista, muito talentoso e todos sabem disso. Em um certo momento, a mãe deles sugere que entrem na CSA, escola de arte. É a chance de Noah ser feliz na escola e trabalhar seu talento, mas Jude tem medo de não ser boa o bastante para entrar na escola. Mas muita coisa pode acontecer até o momento da inscrição.

A leitura foi bastante lenta no começo. No início, Noah nos conta os acontecimentos quando ele e Jude tinham 13 anos. Estão descobrindo a sexualidade, há idiotas na escola que maltratam Noah, Jude é popular e descolada. Típica história adolescente norte-americana.

Mas então, no capítulo seguinte, Jude narra aos 16 anos. E a história começa a tomar forma. Particularmente, acho a parte da Jude mais interessante. É quando começamos a ver os pontos sendo juntados, os fatos sendo interligados e entendemos algumas coisas que não conseguimos enquanto o Noah narra.

Os dois são loucos. Adoram fazer intriga, trapacear e brigar. Ao longo do livro, vamos descobrindo coisas horríveis que fizeram um para o outro e fiquei chocada com algumas delas. Como foram capazes? Tenho uma irmã mais nova e brigamos, mas nunca seria capaz de fazer as coisas que os gêmeos faziam.

Apesar disso, a trama me conquistou. Há um inglês charmoso, chamado Oscar, que trouxe uma luz incrível à história. O fato de o amor superar todas as dificuldades tornou "Eu te darei o sol" um dos livros mais lindos que já li.

É um enredo intenso, angustiante em alguns momentos, dramático e real. A Jude é supersticiosa e conversa com os espíritos das entes queridas. E são eles que a guiam para parte principal da história de suas vidas.

Recomendo muito esse livro. Por favor, não desistam se acharem o começo entediante. A história melhora muito e pode se tornar uma de suas favoritas. Se entregue e tire o que esse enredo tem de melhor para oferecer.

Nome do livro: Eu te darei o sol
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 384
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação: 


Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.