15 maio 2015

Eu li: Apenas um dia

Tudo pode acontecer em apenas um dia



Juro que eu não dava nada para essa autora. Eu só li "Se eu ficar", quando realmente tive vontade e, com o final dele, fui obrigada a ler a continuação. E então,  como sou parceira da Novo Conceito, recebi a oportunidade de solicitar "Apenas um ano". Tive que correr ler o primeiro livro para poder entregar meus comentários sobre o segundo dentro do prazo. Poderia não ter perdido tanto tempo para ler! :(

Allyson é uma garota que nunca faz nada que vá contra as regras. É organizada,  estudiosa, educada e obediente. Quando termina o ensino médio, seus pais lhe dão dois presentes: uma viagem para a Europa e um relógio de ouro maciço.

Ela vai com a melhor amiga, minha xará - Melanie, que é bem diferente da Allyson. Mel, como quer ser chamada agora que acabou o ensino médio, é loira, peituda, usa roupas sensuais e sempre chama a atenção por onde passa. Allyson é morena, magra e normal. Nos primeiros dias de viagem, graças à persuasão de Mel, Ally faz a primeira mudança radical: corta o cabelo bem curtinho. E a partir deste momento, uma nova garota começar a emergir.

Na última noite, em Londres, na fila para assistir a Hamlet, elas conhecem dois jovens atores que naquela noite estariam apresentando outra peça de Shakespeare, uma comédia. Atraída pelo olhar intrigante de um dos atores, Allyson faz a segunda mudança decisiva na viagem: inventa uma desculpa para assistir Noite de Reis ao invés de Hamlet. O que ela não sabia, nem poderia imaginar, é que esta decisão iria afetar sua vida para sempre!

Este livro é recheado de surpresas. Eu li a sinopse para ver se me chamava a atenção. Ela não diz muita coisa sobre a história. Mas como eu tinha lido e gostado de "Se eu ficar" e "Para onde ela foi", resolvi arriscar e ler, em sequência, o terceiro livro da Gayle. E, apesar de eu notar algumas semelhanças na maneira como ela escreveu os livros, cada um possui individualidade, identidade.

No meu texto sobre "Para onde ela foi", eu digo o quanto Adam é humano. Mas Willem é, particularmente, mais real que Adam. É até difícil conseguir explicar isso. Eu me identifiquei MUITO com a Allyson! Apesar de tudo acontecer em apenas um dia, para mim, como leitora, foi tudo muito real, muito crível. Pude me colocar no lugar da protagonista. E isso é uma coisa que me fascina em um livro.

Como disse acima, eu fiquei muito surpresa durante a leitura. MUITA coisa aconteceu sem que eu sequer suspeitasse. Me envolvi tanto na história que me tornei uma personagem, como a Allyson. Outra coisa muito legal são todas as referências às obras de Shakespeare. O livro todo é envolvido pelas tramas escritas pelo dramaturgo. E isso, além de ser muito legal na história, nos faz querer ler as peças; estudar Shakespeare. Afinal, ele é um autor inglês. ♥ 

Este livro é curto e rápido de ser lido. Mas, mesmo assim, tem muita história contada. A cada página virada, mais você quer continuar lendo. E o final???????? Tão instigante quando o de "Se eu ficar". É óbvio que vou correr ler a continuação, sem demora nenhuma! Se ainda não ficou claro, eu mais que recomendo esse livro. Ele é emocionante, misterioso, romântico e tem um cenário maravilhoso. Vale a pena ler.

Nome do livro: Apenas um dia
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 384
Adicione no skoob.
Classificação:


Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.