18 maio 2015

Eu li: Apenas um ano





Esse livro começa na parte da história em que "Apenas um dia" surpreende o leitor. E esta narrativa é contada sob o ponto de vista do Willem, da mesma forma que aconteceu com a outra duologia da autora.

Se o primeiro livro foi uma grande surpresa para mim, com certeza este superou qualquer expectativa. Não necessariamente de uma maneira positiva. Sim, eu gostei muito do livro. Mas isso não significa que ele não tenha me decepcionado um pouco.

O "relacionamento" de Willem e Lulu foi abruptamente interrompido. No primeiro livro, acompanhamos a vida de Allyson (Lulu) depois do ocorrido. E, com o final do livro, queremos muito saber como continua. 

Só que a história do segundo livro conta o que aconteceu com Willem simultaneamente ao ano narrado no primeiro. Ou seja, diferente do que eu esperava encontrar. Mas isso não é de todo ruim.

Nesta trama, conhecemos bem melhor o personagem holandês, o misterioso ator itinerante. Tudo que tivemos curiosidade em saber no primeiro livro, aos poucos, nos é revelado na continuação. Ele é um personagem bastante complicado, a narrativa em primeira pessoa nos faz acompanhar de perto todas as suas dúvidas e inseguranças.

O cenário é bem mais variado. Conhecemos diversos países e culturas, seguindo os passos do protagonista. Shakespeare também está mais presente, pois faz parte de quem Willem é, querendo ou não.

Como conhecemos seu passado misterioso, nos conectamos com o personagem. Isso faz com que o livro não fique focado somente no romance, na busca. Como disse no texto sobre o primeiro livro, Willem é muito humano, real. Ele tem diversos defeitos, mas essa parte fez com que eu gostasse ainda mais dele.

Obviamente, isso só me fez pensar que vou ficar solteira para sempre se estiver esperando que uma pessoa como os personagens masculinos que eu leio apareça na minha vida. Acredito que seja praticamente impossível que exista alguém como Willem. Alguém dedicado, sedutor sem ser vulgar, engraçado, bonito... Pois é. Melhor me contentar com a realidade.

Esse livro não foi nada parecido com o que eu queria ou imaginava, mas me conquistou mesmo assim. Acredito que seja pela forma com que a autora escreve. Ela sabe muito bem como diferenciar as vozes dos narradores. Senti como se fosse realmente o Willem contando a história. E ela colocou um pequeno detalhe, quase imperceptível, no livro, citando alguém de "Se eu ficar"/"Para onde ela foi". *-*

Com toda a certeza, depois de você ler "Apenas um dia", você vai querer ler este livro. Então, se joga. Vale a pena. Não soltei nenhum spoiler neste texto, mas espero que tenha entendido o que eu quis dizer e não vá com muitas expectativas para não se decepcionar. É preciso ir com a mente e o coração abertos para apreciar essa obra como ela é. 

Nome do livro: Apenas um ano
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 352
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:



Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.