12 maio 2015

Eu li: Para onde ela foi



Com o final de "Se eu ficar", como não querer ler a continuação? Eu, que não tenho costume de ler sinopses, cometi o erro de ler a de "Para onde ela foi" e já soube de cara que as coisas seriam bem diferentes nesse livro.

Para começar, a história seria narrada pelo Adam. E eu não terei como escrever os meus comentários sobre este livro, sem falar dos fatos citados na sinopse. Aviso agora, pois fui pega de surpresa. Fui surpreendida, mas isso não estragou minha leitura. 

Adam e Mia não estão mais juntos. Cada um seguiu seu caminho, Adam com a banda e Mia em Julliard. Eles não estão mais se falando, nunca mais se viram, desde que Mia foi para Nova York. E como o livro é narrado pelo Adam, sabemos como ele ficou após a partida da namorada.

O Adam não é o típico mocinho "bad boy" dos livros que nos faz suspirar. Ele é bastante humano. Tem muitos defeitos, manias e particularidades, o que faz dele um personagem único. Isso foi uma das coisas que mais me fez gostar do livro.

O Adam sofre muito com a separação e, justamente por isso, escreve um álbum de sucesso e faz com que a banda suba nas paradas; arruma uma namorada atriz; sai em turnê; começa a fumar; e não consegue esquecer a Mia.

Até que uma noite, quando ele devia estar se preparando para um voo de Nova York para Londres, ele decide ir à um concerto de Mia. Coincidentemente seria naquela noite e ele vê o cartaz na hora do espetáculo começar. E, naquele ambiente erudito, ninguém o reconheceria. 

Obviamente, a história começa a se desenrolar a partir dessa noite, deste concerto. Somos levados ao passado e acompanhamos o presente, conhecemos melhor o que aconteceu entre os dois. Achei muito legal esse tipo de narrativa, pois não ficou entediante em momento nenhum.

O Adam se mostrou um personagem muito interessante. Seus pensamentos e atitudes surpreendem os que só o conheciam sob o ponto de vista da Mia. Ela também é diferente sob o ponto de vista dele. Isso pode ser tanto pela mudança do narrador quanto pelo tempo que se passou entre as duas histórias, o tempo de amadurecimento das personagens.

A autora foi, realmente, genial ao escrever essa história. Quando terminei de ler "Se eu ficar", esperava uma continuação completamente diferente da que encontrei. E isso foi um ponto super positivo. Se fosse preciso escolher um favorito entre os dois, seria esse.

Esta é, também, uma história de amor. Emocionante do começo ao fim, faz com que o leitor continue virando as páginas para descobrir como será o final. Haverá um "felizes para sempre"? Leia e saberá!

Nome do livro: Para onde ela foi
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 219
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:



Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.