10 outubro 2013

Eu li: Os Adoráveis


Jeane é uma blogueira reconhecida mundialmente por ter criado uma marca e um estilo de vida, Adorkable. Seu estilo é chamado dork, termo em inglês que significa inapto ou desajustado e é como se fosse uma “raça” similar aos geeks, nerds etc. 

Ela é a esquisitona do colégio e a única pessoa com quem fala é Barney, seu namorado. Só que, de repente, Barney se apaixona por outra garota, que tem um namorado. E esse namorado não é ninguém menos que o garoto mais popular da escola, Michael Lee.

Por causa de seus ex estarem envolvidos e também por causa de um pequeno acidente, Michael e Jeane, duas pessoas completamente diferentes, começam a conversar. E então surge o primeiro beijo.


Este livro foge do padrão clichê YA porque sua protagonista é completamente diferente das garotas comumente descritas em livros deste gênero.  É até mesmo estranho ler sobre uma protagonista que foge do padrão de beleza “alta, magra e bonita”, pois Jeane além de não ser nada disso, se veste completamente “fora de moda”, de maneira esquisita. 

Porém não é estranho da mesma forma que foi ao ler sobre uma protagonista como a Rebecca, de "Corações Feridos", pois as protagonistas estavam em uma situação completamente diferente. Enquanto Rebecca tinha que lidar com deformidade em seu rosto, Jeane apenas estava sendo ela mesma. Sua personalidade forte e dominadora a faziam se sentir superior a todos os outros, a afastando de todo mundo que ela considerava abaixo de seu nível. 

Já Michael é o personagem mais bipolar que eu já li. Mesmo tendo capítulos em que ele seja o narrador, é impossível saber o que ele realmente sente. Seu humor, emoções e sentimentos variam muito rápido, o tornando um personagem instável e volúvel. Mas seu caráter se solidifica na última frase da penúltima página antes do "epílogo", quando ele, finalmente, fala algo com real convicção.

Outro personagem importante é o blog e a vida virtual de Jeane. Ela é muito famosa, possui vários seguidores no twitter e muitos leitores no seu blog. Sempre que posta algo, recebe respostas rapidamente e sua opinião é sempre levada a sério. Pelo menos na internet, é.

O livro é delicioso, engraçado, com diálogos inteligentes (apesar de, muitas vezes, rudes), postagens no twitter e blog, mensagens de texto e o dia-a-dia de uma adolescente que dita as regras (ou pelo menos tenta) por onde passa. Tudo isso a gente encontra em "Os Adoráveis".

Como disse neste post, achei que seria parecido com "Lola e o garoto da casa ao lado". E, sim, tem algumas coisas semelhantes, como, por exemplo, Jeane considera seus vizinhos gays como seus "pais gays"; ela cria sua própria moda, usa o cabelo com cores bastante diferentes, mas as semelhanças param aí. São duas histórias completamente diferentes.

Recomendo, recomendo, recomendo! É muito gostoso de ler. Apesar de tudo, o livro não foi 5 corujinhas para mim. Eu realmente gostei muito do livro, mas a instabilidade emocional do Michael e alguns outros aspectos da história (spoilers), não me conquistaram totalmente. Mas a escrita da Sarra Manning é maravilhosa e fluida, então, vale a pena ler este livro.

Nome do livro: Os Adoráveis
Autora: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 384
Adicione no skoob.
Classificação:

Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.