03 outubro 2013

Eu li: Corações Feridos


Hephzi e Rebecca são gêmeas, porém, nada idênticas. Hephzi é linda, com seus cabelos castanho-claros e longos, corpo lindo e toda charmosa. Rebecca sofre da Síndrome de Treacher Collins, que deformou seu rosto, por causa de sua estrutura óssea.

Elas são filhas do pastor local e, por ser muito reservado, as meninas passaram 16 anos de suas vidas, estudando em casa. Até que, finalmente, Hephzi consegue convencê-lo a deixá-las ir para a escola, para fazer o Ensino Médio.

E, conforme as meninas vão narrando - em capítulos alternados - podemos ver que a vida na casa paroquial onde moram, não é nada como parece. Ser filha do pastor não é como todos pensam.

A história começa com Rebecca narrando o enterro da irmã. Sim, Hephzi está morta e a causa de sua morte é um mistério para todos. Somente a "família" sabe o real motivo. E Rebecca tem que conviver com isso.

Se eu falar qualquer coisa a mais, posso estragar a surpresa ao ler o livro. Então, tentarei expor em palavras todas as emoções sentidas durante a leitra. E, olha, não foram poucas. Desde a primeira página, fiquei presa à história e precisava conhecer melhor as meninas e saber o que se passava com elas.

Só a síndrome da Rebecca, já é um assunto muito interessante e que chama a atenção. Ver como ela estava se adaptando a vida no colégio, como enfrentava a discriminação - por causa de sua aparência - e os deboches de todos, inclusive de sua irmã gêmea, fizeram com que a história se tornasse única.

Porém, o mistério da morte da Hephzi nos faz querer virar as páginas rapidamente, para descobrirmos o que, porque e como realmente aconteceu. Os capítulos, como disse anteriormente, se alternam entre a narração da Rebecca (depois da morte) e de Hephzi (antes da morte ah! sério?), então, ficamos conhecendo os pensamentos da gêmea bonita, o que ela fazia, como via as coisas etc; não somente a visão de Reb.

Chorei do início ao fim. As palavras passam emoção, as personagens nos mostram seus sentimentos e nos fazem senti-los. Meu coração ficou apertado ao ler tudo o que essas meninas passaram. Todo o sofrimento, aprisionamento... É impossível ficar indiferente com uma história dessas.

E o que mais me surpreendeu em tudo isso, foi saber que "Corações Feridos" é o livro de estreia de Louisa Reid. Essa autora, com certeza, tem futuro neste mercado. Sua escrita é fluida e envolvente, soube desenvolver muito bem a história e não se perdeu em nenhum momento. O mistério foi muito bem construído, pois só soube o que realmente aconteceu no momento em que li. Nem desconfiava daquilo.

Apenas uma coisa me incomodou: a edição. Durante alguns capítulos, as meninas narram lembranças e essas se misturavam com o momento atual. Um único enter faria toda a diferença. Seria fundamental para uma leitura 100% agradável. O livro também possui alguns erros de revisão, mas, apesar de tê-los percebido, não me incomodaram tanto quanto a falta de separação entre o passado e o presente.

Finalmente, finalizo minha resenha dizendo: esse livro precisa ser lido por todos. Apesar de a história ser muito triste, o livro é maravilhoso! Fazia um tempo que não lia algo tão envolvente assim. Se tornou minha 3ª melhor leitura do ano e, com certeza, recomendo à todos!!!

Nome do livro: Corações Feridos
Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 255
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação: 


Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.