21 agosto 2013

Eu assisti: Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos


     Como alguns já sabem, tive a oportunidade de assistir ao filme que é adaptação do primeiro livro da minha querida série "Os Instrumentos Mortais": Cidade dos Ossos, na pré-estreia, aqui em Curitiba, que aconteceu ontem (20.08).

     Resolvi compartilhar com vocês a minha opinião sobre o filme, tentando ao máximo ser imparcial, porém com visão de fã do livro e completamente sem spoilers! Lembrando que é a minha opinião sobre o filme, ok? Pode discordar de tudo, se quiser, mantendo o respeito e a ordem, por favor.


     Vou comentar primeiro minha visão como fã e depois comentarei o filme como espectadora normal, ok? O filme não me agradou muito. Fui ao cinema com a mente bem aberta, pois, como leitora assídua, esta não é a primeira adaptação, de um livro que eu amo, que eu assisto. Portanto, sabia muito bem que não seria idêntico ao livro e que outras coisas seriam acrescentadas à história.

     O roteiro me desagradou bastante, porque muitas das coisas que foram mudadas em relação à história do livro, foram desnecessárias. O filme continuaria sendo bastante comercial se tivessem mantido as tais cenas originais. Tentaram manter várias falas do livro no script, porém, ficaram muito sem graça, meio que fora de contexto. Acredito que o roteirista tenha querido agradar os fãs com isso, mas eu achei que não combinou muito com o filme.

     O elenco! Ah, o elenco! Causou polêmicas diversas sobre a aparência, atuação etc. Eu fui com a mente mais que aberta quanto ao elenco. E me decepcionei! A Lily conseguiu interpretar a Clary do primeiro livro. Corajosa, amiga, confusa algumas vezes, e apaixonada. Gostei de sua atuação. O Robert foi um dos melhores para mim. Ele passou mais emoção que o Simon passou no livro. Conseguiu fazer com que o espectador sentisse seu amor pela Clary! Kevin foi o Alec perfeito: chato, mesquinho, protetor, leal e ciumento.

     Godfrey estava sensacional como Magnus. Fiquei triste de o papel do Magnus ser tão pequeno neste livro, pois ele foi o ponto alto do filme. Lena e Aidan foram igualmente bons. O Luke estava muito paternal e amoroso e Jocelyn era a Jocelyn. Nisso, a produção do filme, acertou! Jemima como Izzy não me convenceu. Ela estava mais doce, educada; não provocou a Clary... Achei estranho, porque isso eles podiam ter aproveitado do livro, não custava nada. Mas, enfim. Valentim, psicótico e Hodge, perfeito!!!!!!

     O Jamie, a grande polêmica do elenco. Não é o meu Jace!!!!!!! Como pessoa, o Jamie é doce, querido, fofo, simpático, amável e feio. Se esse fosse o único problema para interpretar o Jace, tudo bem. Mas ele não conseguiu me convencer como o protagonista. Eu realmente queria ter gostado de sua atuação, de verdade, mas ele escolheu interpretar de uma forma que não me agradou. Seu sarcasmo, grosserias, foi tudo muito forçado. Só que eu sei o quanto o Jamie se esforçou por esse papel, sei o quanto ele doou de si mesmo para fazer o Jace perfeito. Gosto muito do Jamie e valorizo tudo o que ele fez, por isso não quero ser injusta. Ele não me agradou, mas darei outras chances à ele. Irei ao cinema outras vezes, talvez eu não tenha gostado no primeiro momento, igual quando comecei a ler "Cidade dos Ossos" pela primeira vez. E sei que em "Cidade das Cinzas" ele estará ainda melhor do que no primeiro filme. Pode ser que o problema não seja ele em si e, sim, o roteiro que não está muito bom.

     A minha visão como espectadora normal teve a ajuda da minha mãe, que foi comigo na pré-estreia. Ela é muito exigente quanto a filmes e foi bem crítica quanto a esse. O filme sem ser comparado ao livro, é simplesmente bom. Nada mais que isso. A ação foi boa, o romance foi razoável e a comédia foi porcaria. Não vi comédia nenhuma. Os comentários sarcásticos foram anulados, praticamente. Acredito que as atuações convençam um "não-fã" e que, no geral, o filme agrade ao público. Só não acho que seja o melhor filme dos últimos tempos, infelizmente.

     A trilha sonora merece uma atenção especial. Para mim, para o filme ser perfeito (independente de adaptação ou não), precisa de três coisas básicas: elenco, roteiro e trilha sonora bons. A trilha sonora e o elenco podem ser perfeitos, mas se o roteiro não for bom, o filme não será. E assim por diante. No caso de "Cidade dos Ossos", nada disso foi perfeito, apesar de o elenco e o roteiro agradarem um "não-fã". A trilha sonora, porém, estragou todo o filme. Eu sou muito exigente quanto a trilha sonora e não estou dizendo das músicas que vão no cd, não. As músicas comerciais do filme estão fantásticas. Estou falando das músicas que ficam ao fundo das cenas. PÉSSIMA ESCOLHA. Teve cenas que não precisavam mesmo! de música de fundo e, mesmo assim, colocaram. Outras, escolheram músicas sem sentido nenhum, sem relação com a cena. Isso sim me desagradou bastante. Agora, enquanto escrevo essa resenha para você, percebo que, talvez, esse tenha sido o maior motivo para eu não ter gostado do filme. Pois, se a música não me agrada, automaticamente o filme também não.

     Como disse antes, pretendo assistir ao filme outras vezes. Gostei bastante do filme, não amei nem odiei. Como adaptação, não foi a melhor; como filme normal, consegue agradar a maioria. Lógico que várias coisas não me agradaram, mas essas mesmas coisas podem ter agradado aos outros. Recomendo que todos assistam ao filme, independente de fã dos livros ou não. Algum proveito você irá tirar disso. E, definitivamente, não é dinheiro jogado fora. :)



Atualização:

     O filme adianta bastante coisa desnecessária dos dois outros livros, Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro. O roteirista deve ter achado que isso seria necessário para manter o filme comercial. Então, se você ainda não leu os livros acima citados e não quer ter spoiler quando for ler, não assista ao filme.

9 comentários:

  1. valeu pelas observações, mas já estou preparando a palavra ADAPTAÇÃO NA MINHA MENTE, para não cair na decepção!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amanda!
    Concordo em alguns pontos com você, como por exemplo a trilha sonora. A música da Demi é linda, mas não casa com o conteúdo do filme. Eu curti a atuação dos persnagens, acho que condiz com o que tá no livro, não é tãooo profundo, entende?
    Mas em suma eu curti muito o filme, e já to querendo logo que chegue ano que vem pra ver se sai a sequência.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Amanda! Tudo bem?
    Estou muito ansiosa para conferir a adaptação. É uma pena quando o filme tem tantos pontos negativos, principalmente quando se trata de atuação e trilha sonora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu não assisto mais adaptações de livros, só de livros que não li!
    De livros já lidos é sempre uma decepção, não tem jeito :/
    Eu acabei de achar o seu blog e amei tudo, o layout, o conteúdo e ver que compartilhamos da mesma fé *.*

    Normalmente eu não faço "propaganda" do meu blog nos comentários, mas nesse caso vou ter que fazer (desculpa!), porque vi que você é estudante de letras e meu amigo e eu estamos com um projeto pra ajudar quem quer estudar inglês sozinho. Ele é estudante de letras e percebeu que os estudantes estão tendo bastante dificuldade com o inglês, então resolvemos colocar essa vontade antiga em prática. Pode ser que ajude você ou algum(a) amigo(a). :)
    Desculpa novamente pelo "publicomentário" e por ser o comentário mais gigante de todos hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. ANTES DO FILME: ESSE MENINA É LOUCA DEPOIS DO FILME: ELA ESTAVA CERTISSIMA EM TUDO QUE DISSE, MUITAS CENAS DESNECESSARIAS, MUITA COISA SOBRE OS OUTROS LIVROS TRILHA SONORA BROXANTE, E DEFINITIVAMENTE ''NÃO É O MEU JACE'' PRINCIPALMENTE O CABELO DE PALHA, KEVIN E MAGNUS PERFEITOS CLARY ME SURPREENDEU E ACHEI A ADAPTAÇÃO EM GERAL MUITO RUIM, NEM SEQUER FALAM EM ''ESTELA'' OUVI VARIAS PESSOAS PERGUNTANDO ''O QUE ERA AQUELA VARINHA''

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!

    Bom eu ainda não vi o filme, quero poder ir logo ao cinema e poder dar minha opinião com base.
    Enfim, do que eu já tenho como experiência e vi nos trailers, posso dizer que como você o Jamie simplesmente não é o Jace que eu tinha em mente. E tenho quase certeza que isso te influenciou assim como me influenciará a desgostar um pouco da atuação dele. Reforçando tudo o que você disse, ele é um fofo, carismático, esforçado e tudo mais... só que não é ele... Não é nem culpa dele em si, mas entramos de antemão um pouco decepcionadas.
    Outra coisa que eu amei de inicio e pelo jeito vai continuar assim é o Simon. Na hora que eu vi as primeiras imagens dele, era exatamente do jeito que eu imaginava hahaha xD
    Não posso falar tanto assim dos outros, pois esses foram os dois extremos e acabaram chamando mais atenção.
    E da trilha sonora também não posso falar muito, escutei algumas músicas que gostei, mas de fato, não sei se eu iria gostar delas no filme!
    Ainda bem que já li os três primeiros, pelo menos não terei nenhuma surpresa no meio do filme hahahhaa

    Acho que é isso né?! Depois que eu assistir, volto aqui e dou meu veredicto final xD

    Beijinhos,
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente, eu gostei bastante do filme mais também me decepcionei com o roteiro e com o Jace... Ele estava bem menos bonito e sarcástico :S
    P.S: Eu teria adorado se ja nao tivesse lido os livros hehe

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu ainda não vi o filme, e como levei um baita banho de água fria com Jogos Vorazes, eu já to mais preparada pra saber que o filme não vai ser bom como foi o livro. Ainda mais que desde que eu soube que o Jamie palha iria fazer o Jace, foi a coisa mais broxante da face da terra, e talvez essa seja a principal razão de eu não ter ido na pré-estréia ou no findi de estréia. Na boa só de olhar pras fotos dele, me faz querer que a Clary fique com o Simon!!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu ainda não vi o filme, e como levei um baita banho de água fria com Jogos Vorazes, eu já to mais preparada pra saber que o filme não vai ser bom como foi o livro. Ainda mais que desde que eu soube que o Jamie palha iria fazer o Jace, foi a coisa mais broxante da face da terra, e talvez essa seja a principal razão de eu não ter ido na pré-estréia ou no findi de estréia. Na boa só de olhar pras fotos dele, me faz querer que a Clary fique com o Simon!!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.