01 novembro 2011

Eu li: Emma


A expectativa desta leitura era grande! Estava à procura deste livro há bastante tempo e demorei mais que o esperado para ler.

Emma Woodhouse é órfã de mãe e vive sozinha com o pai desde que sua irmã e sua governanta se casaram. O pai, Sr. Woodhouse, é um senhor inválido, totalmente dependente de sua filha mais nova.

A história é muito boa; segue no mesmo padrão dos outros livros da Jane. Mas eu nunca me irritei tanto lendo um livro. Emma é muito burra! Por causa da situação de seu pai, ela jurou que nunca iria se casar, pelo menos não enquanto o pai estivesse vivo.

Então ela conhece a jovem Harriet, que tinha convivência com a família Martin, que de acordo com Emma, não era uma família apropriada e de classe. Harriet, por não conhecer sua família e viver em um orfanato, ou algo do gênero, não tinha uma vida social aceitável e Emma se compadeceu dela. Chamou-a para viver em Hartfield e ela prontamente aceitou. A partir deste momento, Emma começou a melhorar a amiga em suas maneiras e pensamentos e, com isso, passou a influenciá-la.

Harriet se apaixona três vezes na história e nas três, se dá mal. E a culpada disso é sua amiga. Emma me irritou muito por ser mesquinha, esnobe, com pensamentos de superioridade e completamente egoísta. Por mais que pensasse estar fazendo algo por alguém, era sempre em seu bem-estar em que estava pensando.
A indecisão de Emma me deixou com bastante raiva; quando eu pensava que a trama iria por certo caminho, Jane estava indo por outro completamente diferente do que eu pensava. Tudo foi imprevisível, o que em partes é bom.

As personagens são muito bem caracterizadas e a história é muito bem escrita. E por mais que tenha me irritado bastante com o decorrer da história, o final não me decepcionou. Jane Austen conseguiu fazer com que eu gostasse de mais de seus livros, como sempre.
"Por que esperamos por tudo? Por que não agarrar o prazer do momento? Quantas vezes a felicidade tem sido destruída pela preparação, pela tola preparação?" pág. 195

Nome da autora: Jane Austen
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 366
Onde encontrar: Estante Virtual

2 comentários:

  1. Eu amo muito esse livro! E particularmente gosto muito da personagem Emma pois acho ela muito real, não é a típica mocinha perfeita. Ela tem seus defeitos, mas o importante é que ela evolui muito até o final do livro.
    Parabéns pelo blog!
    B-jus

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.