26 agosto 2011

Eu li: O menino do pijama listrado


Enfim a resenha deste livro tão comentado. Eu havia falado sobre ele aqui e agora resolvi postar a resenha. Faz tempo que terminei de ler, mas fui adiando escrever sobre ele. Ok, vou parar de enrolar! Eis a história e a minha opinião sobre o livro:
Bruno é um garoto de 9 anos que se vê completamente desamparado quando se muda da grande casa em Berlim, que tem cinco andares incluindo o porão e o quarto no último andar com uma janela que ele só conseguia ver através dela se ficasse na pontinha dos pés, para a casa Haja-Vista, uma casa chata, sem lugares para explorar.
Do seu quarto, através da janela, ele consegue ver ao longe um campo, com cabanas e pessoas estranhas vestindo pijamas e bonés listrados. Seu pai, um comandante, lhe diz que elas não são pessoas de verdade. Bruno, certa vez, resolve explorar o quintal da casa e chega até o campo com as pessoas vestindo pijamas e lá encontra Shmuel, um garotinho da sua idade, porém mais magro e com o rosto triste. Assim começou a amizadade entre os dois meninos.

O livro é bem curtinho e rápido de ler. O que atrapalha um pouco é a linguagem infantil. A narrativa é sob a visão de Bruno, mas é em 3ª pessoa e por ser na visão de uma criança, algumas frases ficam cansativas porque não possuem pontuação correta e repete muito as palavras.

Mas isso não foi problema, não deixei de gostar do livro por causa disso. E eu recomendo! Porém, leiam o livro antes de assistir o filme. Eu assisti primeiro e por isso fiquei esperando muito do livro. No fim, o filme foi bem fiel ao livro. Por isso é melhor ler primeiro.

Para comprar o livro clique aqui.

2 comentários:

  1. Oi, Amanda

    Caí aqui no seu blog por acaso, pelo Twitter

    Já li esse livro também e gostei muito tanto do tema quanto da narração infantil. Na verdade, eu não gosto muito de História, Guerras e tal mas o toque especial do livro foi a narração do Bruno que moldava tudo da forma que uma criança vê.

    Discordo de você quando diz que a a linguagem infantil "atrapalha um pouco". Como assim? Esse é o diferencial do livro.
    Também não vi isso de "algumas frases ficam cansativas porque não possuem pontuação correta". Não me lembro de frases com pontuação incorreta.

    Ainda não vi o filme mas ainda quero ver.

    Parabéns pelo blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Sabe, tenho muita vontade de ler esse livro. Histórias sobre o holocausto e a crueldade sobre os judeus me chamam a atenção. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, só assisti o filme, mas não é como ler né.

    beeijo.

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.