Madeline é uma garota que sofre de uma doença chamada Imunodeficiência Combinada Rara (IDCG). Isso significa, basicamente, que ela é alérgica a tudo. Desde que se lembra, ela vive sem respirar ar puro, sem abrir a janela, sem sair de casa. Ela não conhece o mundo do lado de fora.

Ela tem quase 18 anos e já está acostumada com seu estilo de vida. Até que pessoas se mudam para a casa ao lado e chamam a atenção da garota. Principalmente um dos filhos do casal. Ele é alto, se veste todo de preto e pratica o parkour.

Os sentimentos de Madeline sobre seu estilo de vida começam a mudar quando ela e Olly, o vizinho, trocam mensagens pela janela do quatro; ela fazendo mímica e ele escrevendo ao contrário. A partir disso, a vida reclusa dentro de casa se torna sufocante.

A história é narrada em primeira pessoa, sempre pelo ponto de vista da protagonista. Isso faz com que o leitor sinta sua angústia, acompanhe suas descobertas e sofra com as inquietações do seu coração. Como ela nunca saiu de casa, é tudo muito novo para ela. E sua ansiedade transpassa as páginas e chega até o leitor.

Desde o começo, essa história me fez refletir bastante sobre a minha vida. Muitas coisas se tornaram banais no meu dia a dia e, ver como a Madeline reagiu a essas coisas, me fez pensar na maneira como tenho encarado a vida.

Me coloquei no lugar dela durante quase toda a leitura e isso me possibilitou repensar muitas coisas. Será que tenho valorizado todos os momentos? É preciso que percebamos que cada detalhe da nossa vida é importante e precisa de uma atenção especial. 

"Tudo e todas as coisas" é um livro maravilhoso, sensível e muito tocante. Nos faz refletir sobre a vida e sobre o que nos faz seguir em frente e nos arriscarmos. O amor incondicional, relacionamentos, força de vontade e amor pela vida são alguns dos tópicos desse enredo incrível. Vale a pena se debruçar sobre essa trama.

Nome do livro: Tudo e todas as coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 300
Adicione no skoob.
Classificação:


Livro cedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Deixe um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.