04 novembro 2015

Eu li: Fragmentados



Em uma época pós-guerra, adolescentes entre 13 e 18 anos podem ser abortados retroativamente. Ou seja, são fragmentados e suas partes vão para pessoas diferentes. Há vários meios de ser mandado para a fragmentação: os pais assinarem a ordem, ser tutelado da Casa Estadual, ser um dízimo, entre outros.

Connor, Risa e Lev se encontram por acaso, mas se unem para salvar suas vidas. Exceto Lev, que é um dízimo e acha que seu propósito na terra é ser fragmentado. Mas os outros dois estão fazendo de tudo para fugir deste destino.

Depois de conseguirem fugir, Connor e Risa são encaminhados para um local onde podem sobreviver até não poderem mais ser fragmentados. Só que a esperança que sentem ao chegar ao esconderijo final é logo dizimada.

Esta é uma das distopias mais bem escritas que eu já li. A história tem começo, meio e fim e é muito bem estruturada. Li com um olhar crítico, procurando furos e defeitos, mas não consegui encontrar.

Tive alguns momentos de tédio durante a leitura, mas mesmo nesses momentos, a leitura fluía de forma muito rápida. É um livro de mais de 300 páginas, com a letra pequena, mas as páginas foram viradas continua e rapidamente.

Os personagens tem personalidades bastante distintas e o autor soube descrevê-las muito bem. Cada capítulo, narrado sob perspectivas diferentes, mostra ao leitor mais sobre o personagem em questão, coisa difícil de encontrar nos livros contemporâneos.

Quantas distopias atuais são constituídas de apenas um livro? Esse foi um dos pontos que mais me fez amar o livro. É único, o novo mundo foi muito bem explicado, sem enrolação; a história não ficou corrida nem fiquei com dúvidas sobre o que aconteceu realmente. 

Gostei muito de Fragmentados. Fazia muito tempo desde a última vez que li uma distopia tão legal quanto essa. Recomendo muito para que gosta desse gênero literário e, também, para que quer adentrar neste mundo. É um livro incrível! Corra ler.

Nome do livro: Fragmentados
Autor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 320
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:


Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.