28 outubro 2015

Eu li: Meu passo, seus passos



Este é um livro de poemas, escritos por pai e filha. São poemas diversificados, mas com muito significado. É dividido em duas partes, os poemas do pai e depois os da filha. 

Nunca resenhei coletânea de poesias aqui no blog e, acredito, nunca li nenhuma também. Este é um texto cheio de primeiras vezes.

Meu passo, seus passos contém 100 poemas escritos por pessoas que tem um coração bastante sensível, uma mente habilidosa e dedos ágeis. Tem muito sentimento nessas palavras e eles parecem saltar aos olhos, conforme vamos lendo.


Os poemas do pai, Avenir, tem mais formalidade na estética e rimas. Não analisei formalmente, mas isso ficou claro durante a leitura. Os temas dele também são mais diversificados, mas envolvem bastante o amor pela família.

Os da Camila, a filha, são mais voltados ao amor, às relações e desilusões. Confesso que me identifiquei mais com os dela, apesar de ter amado os do pai. Mas os poemas da Camila falaram mais comigo, pois passei por alguns momentos descritos na poesia dela.

Logo no começo, na primeira parte (escrita pelo Avenir), tem um poema chamado "Tributos à sua mãe" e ali o livro já me ganhou. Me senti um pouco intrusa nesse e em outros poemas, pois são muito pessoais, mas isso não me impediu de continuar lendo. Pelo contrário, continuei e me emocionei bastante.

Você ressuscitou um eu que eu havia dado por morto.
Será que não percebe?
Por que agora, pouco a pouco, você o enterra?

Eu nunca imaginei que fosse gostar tanto de um livro de poemas. Hoje, com certeza, leria mais coisas escritas por eles e também de outros poetas. Este livro abriu uma nova porta no meu coração literário, uma bem diferente das outras, mas que estou amando.

Recomendo MUITO a leitura desses poemas. São deliciosos, emocionantes e sensíveis. Faz o leitor mais durão se derreter nessas páginas. Minha vontade é de reproduzir aqui todos os poemas que eu marquei (e foram muitos), mas como não posso, compartilho só mais um trechinho, para deixar com mais vontade de adquirir e devorar esta obra.

(...)
Em palavras e silêncio resplandecem
Entendendo-me em totalidade e parte.
Fontes de inspiração que estabelecem
Minha válvula de escapem, vício e arte.
________________
Não falo de pessoas,
Falo de livros,
Meus grandes amigos.

Nome do livro: Meu Passo, seus Passos
Autores: Camila Tapia Passos de Oliveira e Avenir Passo de Oliveira
Editora: Alcance
Número de páginas: 144
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:


Livro concedido pela autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.