05 agosto 2015

Eu li: A playlist de Hayden



Sam e Hayden são melhores amigos. Eles são geeks e muito tímidos; cada um tem problemas de família e encontraram refúgio na amizade que compartilham. Eles não conversam com mais ninguém, apesar de não estudarem na mesma escola até começarem o ensino médio.

Os dois achavam que as coisas melhorariam quando estudassem na mesma escola. Só que esta escola é a mesma do irmão mais velho de Hayden, Ryan, e seus dois amigos babacas, Trevor e Jason. Os três são idiotas que praticam bullying com Hayden, pois ele é baixinho, gordinho e esquisito. Hayden e Sam os chamam de "trifeta do bullying".

Com isso, as coisas não vão nada bem e eles são obrigados a aturar as infantilidades dos três valentões. Até que um dia, Hayden convence Sam a ir em uma festa dos populares. Os dois não costumam ir em festas, principalmente da "galera do leste". Então Sam estranha e aí começam os mistérios.

Hayden não explica porque quer ir à festa. Isso irrita Sam. E tudo o que sabemos no começo da história é que algo aconteceu nessa festa, os dois melhores amigos brigaram e que tudo muda na vida de Sam. No dia seguinte, se sentindo mal por causa da briga, Sam vai à casa de Hayden e tem uma surpresa terrível: Hayden está morto e a única coisa próxima a uma carta suicida é um pen drive e um bilhete dirigido ao Sam dizendo: "Ouça, você vai entender".

Toda a história é sobre Sam tentando desvendar os mistérios em torno da morte do melhor amigo. O que o levou à festa? O que aconteceu lá para ele tomar a decisão fatal? Essas perguntas vão sendo respondidas no decorrer do livro.

No começo, achei chata a maneira como as coisas estavam sendo abordadas. Aparece uma personagem, Astrid, que se torna amiga de Sam e que é muito misteriosa. Ela conheceu Hayden antes dele morrer e Sam não faz ideia de como isso aconteceu, nem porque o melhor amigo nunca lhe contou sobre a existência dela.

Além do tema principal, temos também um enfoque grande no relacionamento de Sam e Astrid; ele superando a timidez, conseguindo fazer novas amizades, tentando se virar sem o melhor amigo. É legal ver toda essa superação. Não é fácil estar na pele de Sam, isso é óbvio.

O livro é narrado por ele, em primeira pessoa, então o que o Sam sabe, nós sabemos. Por isso achei muitos de seus pensamentos infantis. Ele tem 16/17 anos, já passou por muitas coisas na vida e, ao que parece, não amadureceu com elas.

Eu captava várias coisas que ele não percebia. Porém, acabei estando bem errada em quase todas as minhas suposições. Estava odiando a narrativa tão clichê, tão óbvia. Conforme fui percebendo que estava errada e que a autora tinha sido muito inteligente, comecei a gostar mais da história. E isso me fez ver que a autora, na verdade, tinha sido genial.

O mistério foi sendo revelado aos poucos, de forma surpreendente - pelo menos pra mim - e isso tornou todo o enredo mais interessante. Se tudo fosse muito fácil de ser resolvido, não teria graça nenhuma. Depois que notei meus equívocos, consegui apreciar melhor a trama muito bem escrita por Falkoff.

Como já falei algumas vezes, não leio sinopses. Pela capa e pelo título, não imaginava que a história seria tão profunda e com um tema tão pesado. Alguém no instagram me alertou sobre esse aspecto do enredo; então, comecei a ler já preparada para o que poderia encontrar. Isso foi importante. Recomendo que tenha isso em mente quando for ler este livro. Não é uma história que te fará rir e relaxar. Te fará pensar no que está acontecendo ao redor, nas maldades dentro das escolas e na internet. Infelizmente, a história desse livro não é pura ficção.

Nome do livro: A playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:



Livro cedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.