23 janeiro 2015

Eu li: Primeiras Impressões



Eu falei um pouco sobre o livro e a autora neste post. :)

Esta é uma história inspirada em "Orgulho e Preconceito". Fãs da Jane Austen sabem que "Primeiras Impressões" foi o título deste clássico antes de ser oficialmente publicado. A autora LRDO já nos introduz em sua genialidade através da escolha do título.

O nome da grande maioria dos personagens permanece o mesmo. Porém, não pode ler esse livro achando que encontrará uma adaptação fiel do clássico para os dias de hoje. A autora usou todo seu talento para criar sua história, se inspirando em seu [e meu] livro favorito.
Creio que posso falar sobre a trama sem medo de soltar algum spoiler porque este enredo já é bastante conhecido. Não falarei nada que comprometa a leitura da obra, mas falarei abertamente sobre alguns aspectos principais.

Liz é formada pela Universidade de Boston em Literatura. Seus pais são donos de uma franquia de pousadas no Brasil, juntos com mais dois sócios. Ela tem mais três irmãs: Jane, Maria e Lídia {Kitty não está presente neste livro}. Jane estudou Direito nos Estados Unidos e sua melhor amiga, Charlotte, também estudou com elas no exterior.

As três decidem passar as férias em Búzios, local onde ficam as pousadas dos Benevides, pais de Liz e Jane. Em paralelo a isso, dois amigos americanos estão à procura de um local para abrir um restaurante. O cara que fará o investimento é Charles e ele tenta convencer o amigo Fred de que será um bom negócio. Junto com eles está Caroline, irmã de Charles.

O destino trata de apresentar esses personagens uns aos outros e assim começa a envolvente trama. Americanos visitando o Brasil; brasileiras que estudaram nos Estados Unidos, mas que estão de volta ao país de origem.

Confesso que comecei a leitura imaginando que encontraria todos os detalhes da história original. Imaginei que leria algo fielmente traduzido para o século XXI. E para a minha agradável surpresa, não foi bem isso que aconteceu.

Muitas situações diferentes foram descritas pela Laís. O relacionamento conturbado dos personagens principais se desenvolveu de forma bastante distinta e me agradou bastante. Apesar dos nomes e das personalidades serem as mesmas de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, Liz Benevides e Frederick Darcy são personagens criados pela Laís, não pela Jane Austen.

A história tem muita coisa semelhante à "Orgulho e Preconceito", mas tem seu próprio charme. Por isso, paro aqui minhas comparações. Esta obra merece receber uma atenção exclusiva, graças a maneira deliciosa que a autora escreveu.

A leitura é muito fluída. Em vários momentos, não quis largar o livro para saber o que e como aconteceria. As falas dos personagens são muito intensas, não há superficialidade e nem nos dá a sensação de serem dispensáveis.

"Um amor não correspondido deve ser uma das tragédias humanas mais cruéis. É melhor ser odiado, do que ser desprezado. Pelo menos, ódio é um sentimento, e pode, lentamente, transformar-se em outro sentimento, como o amor."

Tudo que foi escrito estava ali por uma razão. Nada ficou fora do lugar e a história foi muito bem amarrada. Porém, apesar de ser uma trama deliciosamente perfeita, e especialmente por isso, precisa MUITO de uma boa revisão!

Erros de digitação acontecem e podem passar despercebidos em revisões. E não foi isso que me incomodou. Ao longo da narrativa, nomes diferentes apareceram para as mesmas pessoas. Uma hora, certo personagem era Erik, depois se tornou Alexander e, de novo, Erik. A madrinha de Darcy, Senadora Catherine Boyd, vez ou outra, era confundida com Catherine de Bourgh, a lady de "Orgulho e Preconceito". Uma amiga de Lídia, que na primeira vez se chamava Vanessa, apareceu como Luíza e depois como Vanessa novamente. 

É comum que isso aconteça durante o processo de escrita. Você vai escrevendo e, às vezes, precisa mudar o nome de um personagem por um motivo x. E é para isso que serve a revisão! Senti que faltou carinho nessa parte do processo. Qualquer leitor mais atento notaria este detalhe. Desejo muito que este livro passe por uma nova revisão e tenha uma 2ª edição, porque, definitivamente, esta história merece!

Se você já leu "Orgulho e Preconceito" e gostou, saiba que este é um livro incrível que merece ser lido! Caso ainda não tenha lido a obra original, se jogue nesta leitura! Você verá como é um livro gostoso por si só e que sua genialidade é independente da obra do século XIX.

E após ler este livro, posso afirmar com toda a certeza: é possível estar apaixonada por dois Darcy ao mesmo tempo!

Nome do livro: Primeiras Impressões
Autora: LRDO
Editora: Kiron
Número de páginas: 304
Onde encontrar: Livraria Cultura - Amazon
Adicione no skoob.
Classificação: 




Livro enviado para leitura pela autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.