31 janeiro 2015

Eu li: Persuasão


Anne Elliot era a filha do meio do baronete de Kellynch Hall, Sir Walter Elliot. Sua mãe havia morrido quando ela tinha 14 anos e, desde então, sua irmã mais velha, Elizabeth, havia assumido os deveres de dona de casa. 

A melhor amiga de Lady Elliot, Lady Russell, assumiu o papel de mãe para Anne e mostrou sua preferência pela garota, já que ela era desprezada pelo pai e por Elizabeth. Sua irmã mais nova, Mary, se casou cedo, com Charles Mosgrove e não fazia muita diferença na vida doméstica.

O maior acontecimento na vida de Anne, depois da morte de sua mãe, foi um noivado rompido com Frederick Wentworth, graças à persuasão de Lady Russell. Após ter sido rejeitado, Wentworth vai embora, sofrendo pela fraqueza da mente da amada. Anne só volta a escutar sobre ele oito anos depois de sua partida, quando o acaso resolve cruzar seus caminhos novamente.

É até difícil encontrar palavras para escrever sobre este livro. Eu o li, pela primeira vez, entre 2009 e 2010, mas a história ainda estava fresca em minha memória e o Cap. Wentworth vivo em meu coração!



Desde a primeira leitura, este livro ficou empatado com "Orgulho e Preconceito" no cargo de favoritos. A história é maravilhosa do início ao fim! É muito difícil encontrar um enredo tão bem escrito como este.

A trama é sensacional. Um amor separado por oito anos, por causa da persuasão de uma terceira pessoa e que, mesmo depois do reencontro, ainda sofre com vários sentimentos negativos entre os apaixonados e diversas situações complicadas, mas que mesmo assim prende a atenção do leitor e faz seu coração disparar em muitos momentos, isso é genial da parte da Jane Austen!



Não há absolutamente NADA fora do lugar. Em alguns momentos durante a leitura, fiquei tentando me lembrar de como a Jane tinha amarrado tal assunto, porém sem sucesso. Fiquei com medo de ela ter deixado alguma situação aberta e na minha primeira leitura eu ter deixado passar. Fiquei realmente receosa com a possibilidade de me decepcionar. Mas, como podem imaginar, não foi o caso. Nada do que foi escrito, nem mesmo um tropeço de algum personagem, foi em vão.

Os personagem são todos muito bem caracterizados. O Sir Walter e Elizabeth são completamente insuportáveis. Egocêntricos ao extremo e vaidosos, só pensam nas aparências, na posição social e esse tipo de coisa. Elizabeth tem uma amiga, a sra. Clay, que teve um casamento fracassado e esperava melhorar de vida conquistando Sir Walter; uma interesseira completa!



Personagens secundários são tão importantes na trama quantos os principais. Até mesmo os que aparecem brevemente tem sua importância. Isso faz com que o enredo se torne mais encorpado, mais completo. Obviamente, provando a genialidade da autora.

Este romance foi publicado postumamente, pouco tempo depois da morte da Jane e, apesar de ter sido finalizado com a autora ainda viva, antes de sua publicação, algumas coisas foram alteradas por seu irmão Henry. Isso me fez ficar pensando o que foi realmente escrito por ela e o que foi modificado por ele. Apesar disso, o encanto da história é indiscutível.

Se mesmo depois de todos os meus elogios sobre o livro ainda não ficou clara a minha recomendação, espero que fique agora. Este livro é mais do que recomendado! É uma linda história de amor, vivida por duas pessoas de caráter especial e precisa ser lido. Mesmo depois de quase 200 após sua primeira publicação, ele permanece atual e tudo nele escrito pode conquistar um leitor dos dias de hoje!

Gostaria de falar um pouco sobre esta edição da editora Zahar. Ela é em capa dura e é muito completa. Possui uma apresentação de 23 páginas, escrita por Ricardo Lísias, contextualizando o livro na vida da autora e na época em que foi escrito, além de comparações e outras informações interessantes. Após a história principal, vem duas novelas inéditas em português, "Lady Susan", uma novela epistolar e "Jack e Alice", uma novela de 9 capítulos curtos. A letra é bem pequena, mas a folha é muito boa e, como a história é espetacular, a leitura é muito gostosa e tranquila de ser feita! Apesar do preço bem salgado {R$ 54,90}, é uma edição que, para um fã, vale a pena ter na estante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.