16 dezembro 2014

Feliz Aniversário, Jane Austen!

Miss Jane Austen ~ 1775 - 1817
Hoje, a minha autora favorita estaria fazendo aniversário. Seria seu 239º aniversário! Imagina como seria se ela tivesse nascido 200 anos depois... Como será que seriam suas obras?

Conheci a Jane Austen em 2009, mais ou menos, quando estava zapeando entre os canais da TV e vi que em alguns minutos ia começar o filme "Orgulho e Preconceito", versão de 2005. Já tinha ouvido falar sobre esse filme, sabia que era bom. Assisti ao filme e, obviamente, amei! E depois de conversar com uma amiga, ela me disse que era uma adaptação de um livro.

Na época, eu não era uma leitora assídua, mas já gostava de ler. Fui à biblioteca da escola e encontrei um exemplar do livro "Orgulho e Preconceito". Comecei a ler e a devorar a história. Fui fisgada já na primeira frase: "É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa". É claro que eu queria saber o que aconteceria depois, mesmo já tendo assistido ao filme.

Foi amor à primeira vista/leitura. Tive que devolver o livro à biblioteca antes de terminar a leitura, pois era final do ano letivo. Convenci minha mãe a ir à livraria comigo e comprar um exemplar para eu poder terminar durante as férias. Nessa época, não tinha acesso à ebooks ou livros online. Ainda bem! Tenho minha edição de 2009 da editora Martin Claret até hoje!

Meu primeiro livro da Jane Austen ♥
Me apaixonei ainda mais pela história e pelo Mr. Darcy! ♥ Como não? Depois que terminei a leitura, quis conhecer outras obras da Jane. Comprei um exemplar de "Razão e Sensibilidade", também da Martin Claret. A história das irmãs Dashwood serviu para eu ver que o talento da autora não se restringia apenas a uma obra.

O livro seguinte me fez repensar no meu livro favorito. "Persuasão" é tão maravilhoso, tão delicioso de ser lido, com uma história tão triste e tão feliz ao mesmo tempo, que me fez ficar dividida entre "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão" como favoritos.

Em seguida, li "Emma" e depois "A abadia de Northanger" e gostei bastante. As histórias escritas pela Jane nos levam a outro mundo, outra época, outra realidade. Acho que foi isso que chamou tanto a minha atenção.

Depois de muito procurar, consegui comprar e ler "Mansfield Park". Naquele tempo, três ou quatro anos atrás, era muito difícil encontrar edições baratas dos livros da Jane. E o mais difícil de ser encontrado foi este. Não sei porquê. A história desse foi a mais complexa para mim. Os temas abordados são diferentes dos outros livros da Jane. A protagonista era diferente e o final não me agradou. Mas, mesmo assim, é um dos meus favoritos.

Minha cama, enquanto escrevo esta postagem. 
Como podem ver na foto acima, a minha coleção foi crescendo ao longo desses cinco anos. Eu tenho todos os livros lançados em português e duas edições em inglês com a obra completa. Tenho algumas adaptações, uma biografia, os livros inacabados da Juvenília, edições de luxo, uma revista falando sobre a vida e obra da autora, meus primeiros exemplares, edições diferentes de livros iguais. Meus preciosos!

Neste dia que é considerado "Jane Austen Day" {Dia da Jane Austen}, quis compartilhar meu amor pelas obras da autora. Ela é, sem dúvida, minha autora favorita e seus livros sempre farão parte da minha vida. Tive a oportunidade de ler "Pride and Prejudice" {Orgulho e Preconceito} no idioma original e ver as peculiaridades da escrita da Jane que não puderam ser traduzidas e comprovei o quanto esta mulher era talentosa e genial.

Se você nunca leu nada da autora por ser clássico ou por preconceito, não deixe que isso te impeça de desfrutar de uma das melhores leituras que você fará na vida. A Jane Austen, apesar de ter vivido há 200 anos, continua atual. Seus livros são atemporais e suas observações do mundo em que vivia pode nos ensinar muitas coisas sobre a nossa sociedade.

Ela morreu jovem, com apenas 41 anos. Sofreu em seus últimos dias de vida e teve dois livros {A abadia de Northanger e Persuasão} publicados postumamente. Teve uma melhor amiga durante toda a sua vida, sua irmã Cassandra, e nunca se casou, apesar de esse ser um dos temas centrais de suas obras. Foi uma mulher misteriosa, porque hoje pouco se sabe sobre sua vida. O que todos tem acesso é sua obra maravilhosa, que perdurou durante mais de dois séculos e continuará conquistando gerações por muito mais tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © 2025, All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.