18 novembro 2013

Eu li: Esc@ndalo


Anthony e Amelia são dois jovens apaixonados. Porém, vivem um relacionamento secreto por que os pais de Amelia não aprovariam o namoro dos dois, já que Anthony não vem de boa família.

Então, mesmo às escondidas, o casal planeja seu futuro juntos e compartilham sonhos. Até que um dia, depois de um descuido de Amelia, Harlan, seu pai, descobre fotos impróprias de um garoto no computador da filha.

Por Anthony ter 18 anos e Amelia apenas 17, acusações contra ele são feitas após Harlan ter denunciado o pervertido que tirou a inocência de sua filha, contra a vontade dela. E assim, o casal apaixonado corre contra o tempo e a "justiça" para provarem seu amor um pelo outro e mostrar que tudo foi feito por amor.

A temática do livro é interessante. Nunca havia lido nada parecido. Sexting, envio de e-mail ou mensagem com conteúdo sexual, não é um tema tão novo atualmente. Mas que esta prática é um crime, isso sim foi novo para mim.

A história gira em torno do casal tentando provar que se amam, que tudo foi consensualmente feito e que a privacidade deles pertence somente a eles. A Justiça, os pais de Amelia e a sociedade os julgando por coisas que fizeram em sua intimidade.

Therese passou por algo parecido; seu filho foi acusado de sexting. Então, a trama tem propriedade verídica. E eu acredito que a autora tenha escrito o livro como uma maneira de mostrar ao mundo que nem tudo é o que parece e que é necessário ouvir todos os lados da história antes de julgar algo.

O livro teria sido muito mais agradável se a autora tivesse resumido bastante os fatos. Muita descrição desnecessária, muita coisa que poderia ter sido narrada de forma mais direta e outras que nem precisavam ser narradas.

Eu não estava gostando muito da leitura. Até chegar nos últimos capítulos. O final realmente me surpreendeu. Depois de tanta enrolação, as coisas começaram a se encaminhar para algo interessante; um tipo de conclusão, finalmente!

O pai de Amelia me irritou do começo ao fim. Ele é o personagem mais intragável, definitivamente! A mãe, Sheri, também me irritou, mas por ser passiva demais; quase desnecessária. Já Kim, mãe de Anthony, é uma personagem sensível e admirável. Criou o filho sozinha e de maneira eficiente. Ela colaborou bastante para que o livro não fosse completamente chato. Acho que é porque a autora é mãe de um menino acusado também...

No geral, é uma leitura boa. A história, como já disse, é bem interessante. Talvez, a maneira como foi abordada é que tenha sido diferente do que eu esperava. A escrita da autora não é a melhor, mas dá para entreter muito bem. 

Ao contrário do que possa parecer, não é um livro com temática adulta. É um YA com um tema sexual um pouco mais evidente, mas nada explícito. Se você tem entre 16 e 18 anos, pode ler tranquilamente.


Nome do livro: Esc@ndalo
Autora: Therese Fowler
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 384
Adicione no skoob.
Classificação:

Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.