04 setembro 2013

Eu li: Uma longa jornada


Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com bastante diferentes, que o tinham o amor um pelo outro em comum. O destino tratou de uni-los de uma maneira surpreendente, que fará o leitor perder o fôlego, literalmente.

Ira é um senhor de 90 anos. Ele perdeu sua esposa há 9 e sofre muito com a ausência dela. Certo dia, resolve pegar seu carro rumo à um lugar que lhe traria lembranças de momentos lindos ao lado de sua amada, porém, sofre um acidente e seu carro sai da estrada e para em um barranco. Suas chances de sobrevivência são mínimas, pois a neve o cobrirá, com certeza.

Quatro meses antes, Sophia vai com sua amiga, Marcia, a um rodeio para sair da fossa após ser traída pela terceira vez por Brian, seu namorado e, enfim, terminar tudo. Lá, Brian insiste em reatar o namoro e, bêbado, agarra o braço de Sophia quando ela tenta escapar. Vendo uma possível briga, Luke intervém. A partir deste momento, os dois veem que há algo muito forte entre eles e que é impossível ignorar.

O início do livro foi bastante lento. Intercalando a narrativa entre o ponto de vista de Ira, Luke e Sophia, sendo que apenas o ponto de vista do Ira é em primeira pessoa. O que eu achei bem interessante, porque, ao sofrer o acidente, Ira começa a ver sua esposa falecida. Mas antes que você pense que isso é ruim, saiba que não é. É dessa maneira que o Nicholas nos mostra a história de amor do Ira e da Ruth, pois ela o força a contá-la a história dos dois, para mantê-lo acordado/vivo - um pouco parecido com o que o Noah fazia para Allie quando ela envelheceu. E a narrativa em primeira pessoa faz com que nos aproximemos de Ira, coisa que não foi necessária com a história de Luke e Sophia.

Apesar de ter amado conhecer a vida de Ira e Ruth, os capítulos narrando sua história eram longos demais e variavam entre o passado e o presente, com Ira dentro do carro, correndo o risco de morrer a qualquer momento. As primeiras páginas do capítulo eram boas, mas sempre queria passar logo para a história de Luke ou Sophia. Principalmente porque, ao passar para o capítulo de Ira, os capítulos dos outros dois acabavam em cliffhanger (em sua maioria) e eu ficava ansiosa para saber o que ia acontecer.

Tirando isso, o livro é muito bom. Sim, segue os mesmo padrões dos outros livros do Nicholas. E, sim, é um romance muito doce. Mas, como sempre acontece, Nicholas consegue surpreender o leitor nos últimos capítulos. Eu não conseguia nem imaginar aquele final! Gostei muito.

Não posso recomendar este livro à todos, porque muitos não gostam do estilo do Nicholas. E eu estaria mentindo se dissesse que este livro é diferente dos outros. Mas acredito que vale a pena dar uma chance. É um livro realmente bom, entretém e passa uma linda lição de amor. Nicholas Sparks é um gênio do romance romântico e merece ser apreciado por todos. Então, não deixe de ler este livro. Pode ser que ele te surpreenda.

Nome do livro: Uma longa jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 368
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:



Livro concedido pela editora parceira, Arqueiro.

Ah! Dia 29/08, o Nicholas esteve em Curitiba e autografou meu exemplar de "Uma longa jornada" e meu "Diário de uma paixão", que é uma primeira edição! \o/ E também autografou a sacolinha de "Um porto seguro" que a Novo Conceito enviou com o livro. :)


E, lógico, eu tirei uma foto com ele, para registrar o momento maravilhoso!! *-* (Ignorem minha cara gorda. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.