Romeu e Julieta é um dos clássicos mais conhecidos. Sua história é uma das mais famosas e não há quem nunca tenha ouvido falar dela. Portanto, não vejo como poderá haver spoilers nesta resenha, devido ao fato de todos já conhecerem a trama.
O livro é bem curtinho e a história acontece muito rápido. Por ser uma peça, a separação das falas facilita bastante o entendimento e ajuda a nos situarmos no cenário. As famílias Capuleto e Montecchio são inimigas; nem mesmo os criados se suportam. O senhor Capuleto decide dar uma festa em sua casa e pede para um de seus criados chamar os convidados. Por não saber ler, o criado pede a Romeu (filho de Montecchio), que está na rua, para ler os nomes. Com isso, Romeu fica sabendo da festa (mascarada) e decide ir. Lá, encontra Julieta (filha de Capuleto) e se apaixona perdidamente por ela. A partir deste momento, as coisas fluem muito rápido.
Apesar da inimizade entre as famílias, não é esse o motivo que separa o casal e isso eu não sabia antes de ler. O amor entre o casal principal cresce muito rápido, mas isso não é ruim e nem atrapalha a leitura. O motivo que separa o casal é também motivo para outros acontecimentos na história. Achei muito genial a maneira que o autor liga os fatos.
Acho muito engraçada a forma de Shakespeare desenvolver sua história. As coisas acontecem realmente muito rápido. Em cenas de brigas, por exemplo, aparecem entre parênteses "batem-se" e logo em seguida "fulano cai morto". É uma tragédia; entendo. Porém, ri muito nesses momentos.
O amor de Romeu por Julieta, e vice-versa, é lindo e intenso. Romeu é extremamente romântico e uma personagem muito calma. É, sem dúvida, minha personagem favorita no livro. Frei Lourenço também é uma figura importante e, graças a ele, os mal-entendidos ocorrem e a história se ruma para o final.
Gostei muito do livro. É uma leitura muito rápida e prazerosa. Sem contar que é um clássico! Recomendo à todos.
Autor: William Shakespeare
Editora: Martin Claret
Número de páginas: 149
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:

Oi, Amanda!
ResponderExcluirNunca consegui terminar de ler Romeu e Julieta. Na época que comecei eu era bem novinha ainda e não gostava de ler, é claro que abandonei, né >_< Mas pretendo dar uma nova chance, até pra conhecer melhor a história.
PS: essa capa é liiiiinda! A minha edição é essa. Eu fico babando :3
@jana_keanuloka
Muito lixo
ResponderExcluirAprende fazer um melhor
Oi Amanda!!!
ResponderExcluirEu gostei bastante da resenha! E particularmente fiquei bem curiosa para saber qual foi esse real motivo da separação deles (mesmo conhecendo a história, fiquei em duvida se o motivo que eu estou na cabeça é o certo)
Romeu e Julieta é tipo de resenha que acompanha o livro, é objetiva e rapida, por razões mais do que óbvias, todos conhecem ao menos as linhas gerais e o contexto do livro, então não há necessidade de uma introdução mais detalhada e especifica.
Portanto, do meu ponto de vista, está longe de ser um "lixo".
P.S.: Crescemos com criticas que nos são feitas. Mas crescemos com aquelas que são expostas e explucadas com argumentos no minimo racionais, e não simplesmente jogadas por quem não consegue nem se identificar e explicar o porque de ter achado ruim. Sinceramente, este tipo de critica, que considero infantil, deve ser ignorada, pois de nada nos acrescenta.
Continue com o blog, maravilhoso do jeito que é
Sei que ando um pouco sumida daqui, mas com a correria tá dificil de acompanhar
Muito e muito sucesso com o blog sempre
Beijinhos
@carol_ordonha