02 junho 2012

Eu li: Mansfield Park


Não tem como começar a resenha desse livro sem falar que ele é o mais complexo de todos os outros da Jane. 

Fanny Price, protagonista, é uma das filhas do Sr. e da Sra. Price, que tem mais outros nove filhos e nenhuma condição econômica para cria-los. Então, Sir Thomas, cunhado da Sra. Price, se oferece para criar Fanny. A menina é levada, ainda pequena, à Mansfield Park, residência do tio, das tias Lady Bertram e Sra. Norris, das primas Maria e Julia e dos primos Edmund e Tom. Só que por ser pobre, não era muito aceita na família e a tia Norris deixava bem clara sua inferioridade, fazendo questão de lembrar a Fanny qual era seu devido lugar dentro daquela casa. Somente Edmund era amigo dela.

Pelo fato de ser muito apegada a Edmund, ela se apaixona pelo primo e vê a relação entre os dois em risco com a chegada de um casal de irmãos, vindo de Londres, o Sr. e a Srta. Crawford. Mary Crawford logo se interessou por Edmund e começou a jogar seu charme pra cima dele. E Henry Crawford encantou as irmãs Bertram.

Fanny durante toda a história foi somente a observadora passiva. Por não se considerar à altura dos companheiros, nunca participava das conversas, fica só olhando e pensando sobre o que falavam. Ela é diferente de todas as outras “heroínas” criadas por Jane Austen. Ela é fraca, tímida, apaixonada pelo primo, calada, passiva. Isso faz com que o livro seja bem diferente dos outros da autora.

Quanto à narrativa, não posso reclamar de nada. A Jane é genial! Sua forma de contar uma história é... Como posso dizer e fazer jus à sua escrita? É simplesmente fantástica, incrível, espetacular! Muito rica em detalhes, a descrição dos cenários é impecável. Eu realmente me sinto como se estivesse na Inglaterra, no século XVIII. É uma descrição do que ela viveu e por isso é tudo muito preciso.

Como já disse nas resenhas de outros livros dela, o que mais me encanta em seus livros é a época em que se passam. Os costumes, comportamentos, religião, etiquetas, é tudo muito atrativo pra mim. Sempre digo que nasci na época e lugar errado. Eu sou fascinada pelas coisas mais antigas e os livros da Jane me proporcionam uma viagem encantadora para a época da qual mais gosto.

Minha vontade é de conversar com alguém sobre o livro. Preciso falar sobre o que li, mas isso não é possível na resenha, porque não posso soltar spoilers aqui, mas acho que vou ficar louca se não desabafar com alguém. O livro é muito, muito bom e as coisas que acontecem... Só posso dizer uma coisa: leiam! Apesar de ser o mais complexo da Jane, eu recomendo que leiam. Não indico como primeira leitura dela, ok? Sempre recomendo que comecem Jane Austen com Orgulho e Preconceito ou Persuasão.

Ah! Com Mansfield Park, li todos os livros da Jane publicados. Há cartas e outros manuscritos que não foram publicados e nem traduzidos, só Lady Susan foi traduzido para o português e está disponível em e-book. Quem quiser baixar, clique aqui.

A resenha ficou muito extensa, eu sei. Espero que leiam até o final e que se interessem pelo livro. Preciso de alguém para conversar!!!! Se você que está lendo essa resenha já leu o livro, por favor, entre em contato.

P.S.: A classificação com as silhuetas da Jane combinou super com a resenha, fala sério! haha

Nome do livro: Mansfield Park
Autora: Jane Austen
Editora: BestBolso
Número de páginas: 432
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:

12 comentários:

  1. Mel!
    Então, eu ainda não tenho nenhum livro da Jane, mas eu tenho os 3 mais conhecidos aqui. Persuasão, orgulho e preconceito e Razão e sensibilidade. Gostei muito da sua resenha. me empolgou para começar a ler os livros dela.
    Beijinhos!

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi,
    Excelente resenha, adorei
    amo esse livro e a Jane austen
    adorei seu blog, muito lindo!
    curti no face
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!!
    Você não tem ideia do quanto eu morro de vontade de ler os livros da Jane Austen.
    Já assisti os filmes, mas nunca li os livros (é uma vergonha, né?)
    Mas eu vou ler todos ainda.
    A DO REI, sua resenha. E não vejo a hora de ter e finalmente poder ler todos os livros dela.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Até hoje só li "Orgulho e Preconceito" e gostei muito. Já li em outros lugares que esse livro é o melhor da autora, então com certeza tem lugar na minha lista de leitura.
    bjo e até+!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler todos os livros da Jane, assim como você já fez. Li apenas Orgulho e Preconceito e entendo o que você diz sobre as personagens serem sempre fortes. Quer ver essa diferensa em Mansfield Park. Só não entro em contato para conversar porque ainda não li, tá? rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Eu acabei de ler mansfield park, tb a edição da best bolso. Eu tinha mto medo de ler esse livro e não gostar, por ser um dos poucos livros dela que li como "spoiler free" (isso pq nunca tinha assistido nenhuma série ou filme sobre o livro, ao contrário dos outros da JA), e por tudo que falam sobre a Fanny, o fato dela ser uma mocinha fraca e tal. Mas achei o livro maravilhoso, li em 3 dias, pq qdo comecei não consegui mais parar. Jane é demais, tb já li todos os publicados e posso dizer que só não fiquei tão fã de Abadia de Northanger, todos os outros são maravilhosos. Eu tb gostaria de conversar mais sobre esse livro, pq fiquei fascinada por ele, mas não sei como comentar usando nome e e-mail (de forma que o e-mail não apareça publicamente), eu não tenho blog nem nada, mas como vc disse que gostaria de conversar com alguém, estou respondendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Que pena que comentou anônimo. Gostaria muito de poder conversar sobre o livro. Comenta novamente (pode ser o mesmo comentario), usando a opção "Nome/URL". Não precisa colocar nada em URL.

      Obrigada *-*

      Excluir
  7. Oi, Amanda!
    Olha, desta autora, eu li apenas Orgulho e preconceito e gostei (vi o filme antes...). Depois tentei ler Razão e sensibilidade o qual adoro o filme (muito mais que o anterior) e não consegui continuar, parei na metade. Porém, pretendo retomar e gostaria de ler Mansfield Park também, pois tenho uma amiga que gostou do livro (não que tenha morrido de amores, mas gostou rs). Já tive uma identificação com a Fanny pois sou bem assim >_<

    Enfim, está na lista! o/

    Beijo!
    @jana_keanuloka

    ResponderExcluir
  8. E eu que ainda não li nada da Jane Austen? Mas tenho tanta vontade! principalmente porque adoro romances históricos e sempre ouçõ dizer que as histórias dela são geniais!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro da Jane.E pela sua resenha preciso mudar logo essa situação.

    Um leve bater de asas para todos!!!

    ResponderExcluir
  10. Conheci Jane há um bom tempo com o livro Orgulho e Preconceito e já foi suficiente pra amar a maneira dela conduzir a histórias. Não tive oportunidade de ler outras obras, mas essa resenha agora me deixou com muita vontade. A época, os costumes, os tabus..tudo isso faz que eu me sinta naquela época, vivendo aqueles costumes. é estranho né?
    Mesmo vc tendo escrito, que o livro é complexo, quero muito ler ele.
    Saborear a história.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Resenha maravilhosa!! Nunca li um livro da Jane, mas tenho muita curiosidade...
    Beijo e parabéns pelo blog maravilhoso que você tem!!!!

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.