30 dezembro 2011

Eu li: A última batalha


Adiei essa leitura o máximo que pude por ser o último livro d’As crônicas de Nárnia. Sabia que ia acabar, mas estava com medo de me decepcionar com o último livro. Porém, C.S. Lewis me surpreendeu.

Rei Tirian e Precioso se metem em encrenca após irem sozinhos tentar salvar as dríades. Para ajuda-los, Eustáquio e Jill são enviados à Nárnia. E mais uma vez a existência de Aslam é questionada.

A história toda é envolta de fantasia, magia e ação. C.S. Lewis me conquistou do começo ao fim. Desde o momento em que quis matar Manhoso, um macaco metido a sabidão, que maltrata o pobre asno chamado Confuso, até a última frase do livro (não vou entrar em detalhes pra não haver spoilers).

Por mais que eu tenha gostado de todos os livros e que A viagem do peregrino da Alvorada seja meu favorito, A última batalha tem um lugar especial no meu coração. A mensagem que este livro traz é muito linda.

Não sei se todos sabem, mas os livros de C.S. Lewis tem um toque do Cristianismo. Aslam representa Deus/Jesus e dá pra ver isso claramente em O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa. Mas neste livro o Cristianismo fica mais evidente para quem crê que há um lugar separado para os justos. O autor mostra isso de forma muito bonita e gostei muito desse livro por causa disso.

Aslam, Caspian, Pedro, Suzana, Edmundo, Lúcia, Estáquio, Jill, Ripchip, Brejeiro, Passofirme, Precioso, Confuso e, especialmente, sr. Tumnus, estarão sempre na minha memória, como personagens maravilhosos, criados por um autor incrível chamado Clive Staples Lewis.

Nome do autor: C.S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Número de páginas: 751 (volume único)
Onde encontrar: A última batalha (Saraiva); Volume único (Saraiva/Submarino)
Adicione no skoob: A última batalha / Volume Único.

Um comentário:

  1. Já tem um tempinho que li os livros de Nárnia, mas nunca tinha pensado por esse lado do Cristianismo, e realmente, tem uma mensagem relativa a isso mesmo!!
    Gostei muito de todos os livros, e o final desse está entre os melhores, lembro de ter gostado bastante!!
    Só achei que em determinados momentos do livro, a leitura fica um pouco maçante, mas não deixa de ser uma ótima leitura!!
    Apesar de ter gostado bastante de ler, esse foi um dos poucos casos em que o filme achei que ficou melhor que o livro. Nos filmes, aparenta ter um pouco mais de ação do que nos livros...
    De qualquer forma é leitura mais que recomendada!!!

    Beijinhos,
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.