05 agosto 2011

As Crônicas de Nárnia

     Os fãs de Harry Potter estão sofrendo muito com o último filme. Isso porque é o "final" de algo que eles amam e que não queriam que tivesse um fim. Final entre aspas porque, para os fãs, nunca terá de fato um final! Sempre estará vivo com eles. Então eu acho que eles me entendem. Não quero comparar HP com As Crônicas de Nárnia. São histórias completamente diferentes, para públicos diferentes. Sem comparações. A única comparação que eu faço é quanto ao término de ambas. Ok, vamos ao que interessa!
     Desde a primeira vez que assisti "O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa", me encantei com a história. E quem não se encanta? Uma garotinha, através de um guarda-roupa, entra em um mundo completamente diferente, triste e gelado, conhece um fauno chamado Sr. Tumnus. Lá, ela descobre que este mundo está sendo dominado por uma feiticeira, que os condenou à  100 anos de inverno. Este mundo é Nárnia!
     A mensagem cristã que é passada no filme, de forma subliminar, é incrível. Aslam é um Leão, rei de Nárnia que, representa Jesus. Edmundo trai seus irmãos e se rende às tentações da feiticeira. Aslam, com sua bondade, decide morrer no lugar de Ed, por amor à ele! 

 E além de uma história encantadora, os filmes de Nárnia só tem pessoas bonitas do elenco. hehe O rei Pedro é interpretado por William Moseley; a rainha Suzana por Anna Popplewell; o rei Edmundo por Skandar Keynes; e a rainha Lúcia por Georgie Henley. Viram só? E, a partir do 2º filme, temos o lindíssimo ator britânico Ben Barnes, interpretando Príncipe Caspian.
     Eu li 6, dos 7 livros da série e me emocionei com eles. C.S. Lewis conseguiu criar um mundo (de forma cristã) que nenhum outro autor conseguiu! Nárnia é conhecida por todos. É um mundo de fantasia que mistura amor, aventura e lições para a vida!
     Ao ver o último filme na série, eu senti um friozinho na barriga. Foi uma sensação estranha. A viagem do Peregino da Alvorada (Voyage of the Dawn Treader) não é o último livro da série, porém a Walden Media resolver encerrar a série de filmes por aí. Na verdade, ocorreram alguns imprevistos com Dawn Treader. Na época em que o filme estava sendo gravado, os Estados Unidos da América entraram em crise e a Walden tinha pensado em cancelar o filme, devido à falta de cash para as gravações. Graças a Deus, tudo deu certo.
      Estava reassistindo Dawn Treader e, nos créditos finais toca a música There's a place to us, da Carrie Underwood. E, meu DEUS! Eu chorei! Imaginem: a última música tocada no último filme da série que eu amo. Pensem na minha reação. Encontrei o videoclipe dessa música, no youtube e fiquei pior ainda. Porque além da música linda demais, passa cenas do filme! Ai Deus! Confiram abaixo:
     Mesmo não se você não for fã assíduo do filme, ouvindo essa música, assistindo ao videoclipe e sabendo que é o último da série, não dá vontade de chorar?
     Foi a última vez que eu pude ver Edmundo, Lúcia, Caspian, Aslam e todas as criaturas mágicas de Nárnia, no cinema! É uma sensação de vazio. Como se um pedaço de mim fosse tirado aos poucos. O filme em si é incrível, não tenho do que reclamar. Mesmo não sendo realmente fiel ao livro, foi uma excelente adaptação. Os três foram! E eu só tenho a agradecer à Walden Media, Andrew Adamson, à Disney e todos que se envolveram neste maravilhoso projeto, nesta incrível história, nesta fantasia extraordinária. Obrigada por se arriscarem com algo que se tornou um sucesso incomparável. Obrigada por transformarem um grande clássico da literatura em um grande clássico do cinema!
     Ouça a música dos créditos finais dos dois primeiros filmes, abaixo.

Alanis Morissette - Wunderkind (O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa)

Regina Spektor - The Call (Príncipe Caspian)

4 comentários:

  1. Olha, eu nunca li os livros, mas meio que entendo seu amor por eles. Sei como foi com Harry Potter e a gente nunca deseja esse sentimento pra ninguém né? Mas Nárnia também não acabou. Nunca se sabe. Existem mil possibilidades de futuras adaptações, mesmo que de formas diferentes, e a gente só precisa continuar dando apoio e sendo fã e tudo mais.
    Ainda não vi esse terceiro filme, mas fiquei bem curiosa. A música é linda mesmo *_*

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro As crônicas de Narnia. Não li os livros mas me apaixonei pelos filmes, pela história. Assim como HP, Cronicas de Narnia é repleta de magia, encantamento e não importa se o fim chegar. Ele continuará vivo dentro de nós. Eternamente!

    Belo post Amanda

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post :) Nárnia é lindo mesmo, amo essa série de livros *-*

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem? Adorei o post. Acho a capa das Crônicas de Nárnia mt inspiradora.Parabéns pelo Blog, está ótimo!
    Estamos seguindo, visite-nos e se quiser sinta-se a vontade para nos seguir *-*
    http:/allstargt.blogspot.com

    xoxo @gladimir_taii

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.