25 abril 2011

Eu li: Anjo Negro


Nesta peça, Nelson Rodrigues trás à tona o racismo, estupro e o incesto.
Ismael é casado com Virgínia – ele negro, ela branca. Ao longo de seu casamento, eles tiveram três filhos – negros, que não viveram por muito tempo.

Ao longo da história, pode-se ver que Virgínia não é casada com Ismael por opção. A mulher que a criou, sua tia, não gostava dela e após um acontecimento que mudou a vida da família, a tia se precipita e toma uma decisão que mudou a vida de sua sobrinha.

Depois de anos de casada, ela conhece o irmão de seu marido. Um homem branco e cego, com o qual tem relações sexuais para engravidar de uma criança branca.  Só que todos os seus planos de incesto vão por água abaixo quando nasce uma menina.

O tema central é o racismo. Um homem que não suporta a ideia de ser negro, que vê sua esposa matando seus filhos por serem negros e não fazendo nada a respeito, cegando a filha de sua esposa com outro homem e mentindo para ela dizendo que ele era o único homem branco no mundo e que os negros eram maus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.