Sou fã de Jane Austen há um bom tempo e já li quatro dos seus seis livros publicados (por ordem de leitura: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuasão e A abadia de Northanger). Os livros da Jane têm sempre o mesmo estilo: descreve a sociedade da época (século XVIII), bailes, homens charmosos, dificuldades e finais felizes.
Mesmo “Eu fui a melhor amiga de Jane Austen” não sendo escrito pela Jane, a autora – Cora Harrison – fez eu me sentir da mesma forma como se estivesse lendo um livro escrito por Jane. Conseguiu trazer o estilo de Jane Austen ao seu livro pela maneira com que descreve os bailes, a vida das pessoas na época, entre outras coisas.
O livro é em forma de diário, escrito pela Jenny Cooper, prima de Jane. Nele, ela descreve suas emoções e sentimentos, esboça desenhos para a posteridade, compartilha segredos; tudo de uma forma bem típica da época (e dos livros da Jane Austen) e conta como ela, Jane e sua família viviam.
O mais interessante de tudo é que, na ‘nota do autor’, Cora conta o que é realmente verídico na história. Lógico que no romance, mesmo contando a história de uma pessoa que realmente existiu, não tem só verdade e achei bem interessante a autora expor o que a criatividade dela acrescentou à estória e o que é realmente verdade.
Por descrever como foi, basicamente, a vida de Jane na adolescência e sendo contado sob a visão de sua prima, Jenny, eu super recomendo este livro a todos os fãs da autora. É bem interessante poder imaginar como a minha autora favorita viveu sua adolescência, mesmo não sendo uma garota exemplar para a sociedade de 1790.
As pessoas eram bem rigorosas quanto a relacionamentos e “meninos e meninas” e é engraçado ver como Jenny fica assustada quanto à opinião das pessoas se soubessem que um garoto colocou a mão em seu ombro! Haha totalmente diferente da nossa realidade hoje, não?
É por isso que gosto dos livros dessa maravilhosa autora! Ela nos leva a uma realidade completamente diferente do que vivemos hoje. Uma sociedade bem severa e muito “case por dinheiro, amor não leva a nada” e é legal poder ver o mundo dessa forma. Não é a toa que, se pudesse voltar no tempo, gostaria de viver nessa época. Sou fascinada por isso!

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen é um livro de Cora Harrison, publicado no Brasil pela Editora Rocco, coleção Jovens Leitores. Adicione no skoob e clique aqui para comprar.
Adorei! Adoro esses mashups e tudo mais =D
ResponderExcluirA resenha ficou ótima!!
Este livro deve ser muito interessante. Espero ler este livro logo... Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirBeijos!!!