05 janeiro 2011

Eu li: O Crime do Padre Amaro


Eu fui obrigada a ler este livro para apresentar um resumo no colégio. No começo, pensei em abandonar o livro, era realmente chato, mas quando a história tomou um rumo, o livro se tornou excelente!

Após perder a mãe, Amaro foi morar na casa onde ela trabalhava. A marquesa, a patroa da mãe de Amaro, cuidou dele e quando morreu, o deixou aos cuidados de um tio. Era da vontade da marquesa que Amaro se tornasse padre e quando a idade para o seminário foi se aproximando, seu tio o colocou em aulas para prepará-lo.

Mas depois de ter entrado no seminário, Amaro se sentia deslocado. Antes de dormir rezava à uma Virgem, mas como não tinha vocação para ser padre e a curiosidade era grande, ele olhava debaixo do vestido da Santa para vê-la nua. Depois de se formar, Amaro vai a Leira cuidar da paróquia. O conêgo Dias aluga um quarto para ele na casa da D. Joaneira e Amélia.

Um certo dia, Amaro encontra Amélia na casa, de madrugada e a partir daí começa a sentir algo por ela, pois Amélia é descrita como uma mulher muito bonita!

Como o título do livro diz, Amaro comete um crime, e qual é o crime mais perigoso que um padre pode cometer? O livro é muito bem escrito e cenas "calientes" são detalhadamente descritas por Eça de Queirós. Porém, o fechamento do livro deixou muito a desejar! :(

Mas dou um aviso: não desistam do livro nos primeiros capítulos, eu sei que é realmente chato, mas com o decorrer da história, você começa a vivê-la, a sentir o amor entre Amélia e Amaro, e realmente não conseguirá parar de ler até saber o que aconteceu entre eles!

Outro aviso: não assistam o filme antes de ler o livro. O filme de Portugal eu não assisti, mas pelo trailer, o filme é muito picante, picante não na medida necessária. Já o filme do México eu assisti e achei que deixou a desejar. No filme a história é contada de maneira diferente da do livro.

O filme do México eu indico somente para maiores de 16 anos e o de Portugal, eu não assisti, mas acho que é mais recomendado para maiores de 18 anos. Ah, e o ator que interpreta Amaro na versão mexicana é diferente do Amaro descrito no livro, mas é realmente muito lindo! :) Ambos os filmes não contam a história como ela foi contada por Eça de Queirós, mas o que mais se aproxima é o filme mexicano!

Para comprar o livro, clique aqui. Para assistir o trailer do filme (Portugal), clique aqui. (LEMBRANDO QUE NO TRAILER CONTEM CENAS PROIBIDAS PARA MENORES DE 18 ANOS)
Para assistir o trailer do filme (México), clique aqui.

2 comentários:

  1. Quero assistir esse filme... deve ser mesmo interessante!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica, sei que os primeiros capitulos sao pesados, mas vou seguir lendo.

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.