12 agosto 2015

Eu li: Mentiras que confortam



Nathan e Tia tem um caso. Ele é professor, ela trabalha com idosos; suas vidas se cruzam quando ele começa a pesquisar sobre esse tipo de trabalho. Ela vê nele uma pessoa inteligente, carinhosa, um príncipe em um cavalo branco. Só que uma coisa impede que eles fiquem juntos: Nathan é casado.

A história começa com o leitor conhecendo um pouco o relacionamento dos dois, mais precisamente, quando Tia conta à Nathan que está grávida. O primeiro capítulo termina com os dois se separando, pois ele pede para ela "cuidar disso".

Tia decide não abortar, não poderia cometer mais esse pecado. Mas não ficará com o bebê; esta decisão já estava tomada. Mesmo sua mãe sendo contra, ela não poderia manter algo (alguém) que a fizesse se lembrar de Nathan o tempo todo.

Apesar da traição, Nathan é apaixonado pelos filhos e idolatra sua esposa, Juliette. Nunca poderia abandoná-los para ficar com a amante e o bebê. Quando descobre a gravidez de Tia, conta a Juliette sobre o caso. Mesmo não sendo algo fácil, Juliette perdoa o marido, porque o ama demais.

Outra pessoa envolvida nessa história é Caroline, a mãe adotiva de Savannah, filha do casal de amantes. Seu marido, Peter, não pode ter filhos, mas sempre sonhou com uma família grande. A solução para isso foi adotar, mesmo Caroline achando que não sabe como ser mãe.

Os capítulos se alternam pelos pontos de vista das três mulheres. Isso é muito legal, pois temos uma oportunidade de conhecermos todos os lados antes de tomarmos um partido. Depois da metade da história, o ponto de vista de Nathan também é compartilhado com o leitor.

Apesar dessa forma de narrar a história, compartilhando vários olhares sobre os acontecimentos, não consegui me ligar à trama. A única coisa que queria fazer era dar um safanão em Juliette por ser tão passiva.

Não posso me colocar no lugar dela, pois não sou casada, nem tenho filhos. Mas, no meu ponto de vista, não conseguiria ser tão tolerante como ela. Não suportaria viver com um homem que tinha procurado outra mulher para se satisfazer. E tido uma filha com ela.

Tia não me convenceu em nenhum momento. Pode parecer forte o que eu vou falar agora, mas é a única imagem que ela me passou: ela é uma vagabunda! Se envolver com homem casado não é algo certo de se fazer. E a culpa não é só do homem. Sempre há dois lados.

Sim, Nathan foi um imbecil de ter se envolvido com outra mulher, mas Tia foi pior, pois queria se envolver com ele e, ainda por cima, queria que ele abandonasse a FAMÍLIA dele para ficar com ela. Isso não é algo que eu tolere.

Caroline tem seus problemas matrimoniais e maternais, mas ainda assim, é a pessoa mais centrada da história. Apesar de todos os seus incômodos, apesar de ir contra seus instintos, ela se esforçou para se tornar uma pessoa melhor para ela mesma, para Peter e para Savannah. Este é o verdadeiro significado de família.

Não gostei dessa história. Não é uma história que tenha me feito pensar ou ficar entretida; simplesmente fiquei com raiva das personagens, não consegui entender suas ações e decisões. O final foi corrido, um pouco forçado e nada convincente. Como disse, nunca passei por uma situação como essa. Talvez seja por isso que não gostei da história.

Há sempre opiniões diferentes, por isso não recomendo que não leia a história. Ela pode trazer reflexões para você e você pode se identificar com algum personagem. Nenhum livro é tão ruim que não se aprenda nada com ele. Eu aprendi que nem sempre se pode pensar apenas em si mesma quando se tem uma família. Egoísmo é uma palavra que não pode existir dentro de uma família. Tudo tem que ser pensado no conjunto. Por isso, leia! Você sempre pode aprender algo novo.

Nome do livro: Mentiras que confortam
Autora: Randy Susan Meyers
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:


Livro cedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.