12 novembro 2014

Eu li: De repente, Ana



Esta postagem poderá conter spoilers do primeiro livro, Simplesmente Ana.

Ana é a princesa da Krósvia, está aproveitando as férias na Bahia acompanhada pelo seu belo namorado, Alex. Tudo vai a mil maravilhas, até que um acontecimento a tira de seu conto de fadas.

O prólogo já nos dá uma pista do que acontecerá e também sobre como Ana reagirá. Eu estava ansiosa por essa sequência, não por achar que o primeiro livro precisasse de uma continuação, mas porque tinha amado tanto a primeira história e seria muito bom ter mais uma dose desses personagens lindos.

Imagina só a minha felicidade quando vi que os capítulos seriam divididos entre o ponto de vista da Ana e do Alex! O Alex é uma das minhas paixões literárias. Ou deveria dizer "era"? Pois é. Digamos que o Alex do primeiro livro ainda seja.

A Ana me irritou muito. A personagem é só um ano mais velha que eu, então posso falar com propriedade sobre o assunto. Ela é extremamente infantil e imatura! As atitudes e pensamentos dela são de uma adolescente, não de uma princesa de 22 anos.

O Alex não teve identidade nesse livro. Ou talvez, em essência, ele também seja uma adolescente. Não sei. Nos capítulos narrados por ele, a única diferença dos capítulos narrados pela Ana, era o gênero das palavras. A imaturidade é a mesma, a escolha de palavras é a mesma. Palavras incomuns sendo usadas pelos dois. Parecia que havia faltado sinônimos na hora de escrever as falas de um ou outro personagem.

O enredo conseguiu me irritar mais que os personagens! Cadê a Marina que escreveu Simplesmente Ana, Ela é uma fera!, Azul da cor do mar???????? Eu li todos os livros dela que já foram publicados, incluindo o conto de carnaval, e amei tudo. Imaginem a minha decepção com esse livro.

A história é muito chata. Pensei em desistir várias vezes. A trama teve um "mistério" e as dicas que a Marina foi colocando ao longo da história não foram nada sutis. Na primeira vez que determinado(a) personagem apareceu, já sabia o que viria. Totalmente previsível! Mas não de uma maneira legal.

Sentei para escrever esse texto várias vezes. Cheguei a escrever um texto enooooooorme falando todos os meus sentimentos com o livro, com spoilers e tudo o mais. Mas, como todo mundo erra, e a Marina só me decepcionou com essa história, decidi ser mais sensata e publicar algo menos rude.

A capa do livro é maravilhosa e a edição está bem legal, assim como a diagramação. A Novo Conceito caprichou nessa edição. E eu espero, do fundo do meu coração, que as demais pessoas que derem uma oportunidade ao livro (e eu peço que realmente deem), tenham uma experiência diferente da minha e que gostem da leitura.

Nome do livro: De repente, Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas - Novo Conceito
Número de páginas: 320
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação: 


Livro cedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.