16 abril 2014

Eu li: Colin Fischer


Colin Fischer é um garoto de 14 anos que é diferente dos meninos de sua idade. Ele não gosta de ser tocado - nem mesmo pelo seu pai -, não gosta da cor azul, só faz contato visual quando necessário e possui anotações com as expressões faciais das pessoas. 

Apesar de não ser um garoto comum, Colin é extremamente inteligente. A matemática é o que o guia; no que ele confia. E sua percepção é incrível. É capaz de notar detalhes que nos passam despercebidos e tem uma memória impressionante. Consegue guardar fatos interessantes e curiosos. Mas ele conta com a ajuda de um Caderno para ajudá-lo a entender a maioria das coisas e poder expressar o que vê.

Logo no primeiro dia de aula, Colin é obrigado a enfrentar sua cabeça sendo enfiada em um vaso sanitário sujo. Wayne Connelly, que o persegue há muitos anos, não hesita a oportunidade de atormentar o garoto mais fraco. 

Alguns dias depois, durante uma festinha de aniversário improvisada, um tiro é disparado na cantina do colégio e Colin é o único aluno a permanecer no local. Ele percebe que a arma está suja de bolo e sua ótima percepção - e sua grande admiração por Sherlock Holmes e outros grandes detetives - o levam a querer desvendar o mistério de quem disparou e a quem pertencia a arma.

Essa é uma história bem diferente das que já li antes. A capa, colorida e cheia de rostos desenhados com expressões diferentes, me levaram a pensar que a trama seria outra. E isso foi bom. Gostei de não ter muita informação sobre o que encontraria nas páginas desse livro (não costumo ler orelhas nem sinopses).

O enredo é um suspense juvenil, onde o detetive é um garoto de 14 anos, que é excepcionalmente inteligente e nos faz ver o mundo através de seus olhos, mesmo que a narrativa seja em 3ª pessoa. Gostei muito de ter sido introduzida num mundo que, até então, mal conhecia. Também gostei muito da narrativa e da forma com que os autores escreveram.

A edição desse livro me conquistou. As cores da capa, a diagramação, os detalhes, as fontes diferentes usadas no decorrer do livro, tudo isso colabora para que a história seja tão boa quanto é. O único ponto negativo é que algumas coisas no enredo ficaram em aberto. Não sei se haverá continuação, mas, se não houver, ficou faltando algumas explicações. Fiquei triste por isso. O livro tinha tudo para ser perfeito.

Recomendo para todas as idades. A linguagem usada no livro é fácil, a leitura é rápida e envolvente. Vale a pena se entregar a esse suspense encantador. Colin é um adolescente que irá te conquistar desde as primeiras páginas. 

Nome do livro: Colin Fischer
Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 176
Adicione no skoob.
Classificação:

Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.