05 novembro 2013

Eu li: O rosto que precede o sonho


Tomas perdeu os pais em um acidente de avião em 2006. Desde então, vive em um veleiro, ancorando em uma Marina em Brasília. Adora viver de maneira livre e podendo velejar sempre que lhe dá vontade. 

Certo dia, quando sua namorada de longa data, Helena, lhe dá o fora, ele vai ao sebo de seu amigo, Benjamin, para "afogar as mágoas" e, lá, conhece a menina dos olhos cor de mel. Eles tem uma pequena discussão sobre música e apostam um disco. E, a partir de então, a vida de Tomas muda completamente.

Me controlei bastante para contar o mínimo possível sobre a história. É maravilhoso ir a conhecendo ao longo da leitura. A escrita do Maurício é deliciosa e sou apaixonada por ela desde "Ainda não te disse nada". 

Obviamente, não foi diferente com "O rosto que precede o sonho". O autor é daqueles que cada vírgula colocada no texto tem um propósito. Nada é escrito por acaso. E isso me encanta. Saber que tudo, cada pequeno detalhe, tem um significado.

Esse história em particular me agradou bastante. O livro é muito descritivo - o que me incomodou um pouco, pois, em alguns momentos, parecia que estava lendo uma peça -, porém, o enredo é tão bom, mas tão bom, que esses detalhes ficam quase imperceptíveis. 

O terceiro romance do Maurício Gomyde fez eu me sentir como se estivesse lendo um livro do Nicholas Sparks ambientado no Brasil. E, acredito, isto é um baita elogio. Sua forma de escrever, o romance entre Tomas e a menina dos olhos cor de mel, também conhecida como Aurora, alguns detalhes (spoilers), a maestria em desenvolver uma trama tão bem bolada como essa, me tocaram da mesma forma que só Nicholas conseguia até então.

Não é uma cópia. Bem longe disso. Principalmente porque os romances do Maurício não possuem sempre a mesma fórmula, diferente do Sparks. E tem a parte muito legal de ser ambientado em Brasília. Se você ainda não conhece a escrita do Maurício Gomyde, não perca mais tempo. O autor é fenomenal!

Erros de concordância, sintaxe e outras falhas aparecem, porém, como disse anteriormente, devido ao enredo tão bem construído, isso passa quase imperceptivelmente. Só acho que o livro merece uma outra revisão para corrigi-los e, então, ficar completamente perfeito!

A capa do livro é muito fofa e traduz bem a história. Você só percebe quão boa é a capa após ler o livro. E eu digo, ler este livro não lhe trará arrependimento nenhum. Portanto, não demore. Você estará lendo o melhor da literatura brasileira contemporânea. Vale a pena. E muito!

"O rosto que precede o sonho" é um livro que fala sobre o amor de duas pessoas que acabaram de se conhecer, sobre destino, perseverança, boa música, amizade e o quanto tudo isso é importante para que possamos viver bem. E traz uma mensagem incrível que nos faz parar para pensar sobre a nossa vida e o que temos feito com ela.

"Não existe a palavra “tarde” quando algo tem de acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai."

Nome do livro: O rosto que precede o sonho
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Número de páginas: 176
Adicione no skoob.
Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.