18 outubro 2013

Eu li: Seis coisas impossíveis


Dan recebe várias notícias desagradáveis de uma só vez. Seu pai perdeu todo o dinheiro e faliu o negócio da família; eles perderam a casa e tudo o que há dentro; seu pai assume a homossexualidade.

Uma tia-avó morre e Dan e sua mãe podem usar a casa enquanto estiverem vivos, porque depois ela será tombada como patrimônio histórico. Ela fede a xixi de cachorro, porque a tia morreu e o animalzinho, Howard, ficou dentro da casa. Então, além de der que dar adeus à sua vida de luxo, seus antigos amigos e escola, Dan precisa se mudar para uma casa fedida e, o pior, sem dinheiro nenhum, nem mesmo para se alimentar bem.

Só que uma coisa boa acontece. Sua vizinha é uma gata. E ele se apaixona por ela quase que imediatamente. E, a partir desses acontecimentos, Dan cria uma lista com seis coisas impossíveis e nos conta como está lidando com tudo e o que fará para tornar as seis coisas possíveis.

O personagem principal não tem nem 15 anos (ele completa essa idade no decorrer da história), então não se pode esperar uma história adulta. E acho que isso que me fez gostar tanto do livro.

É bom poder ler algo que não está mais de acordo com a minha faixa etária, é meio nostálgico. Não que eu seja velha, mas a leitura de um livro infanto-juvenil é leve e divertida. Ou seja, muito gostosa de ler.

Eu considerei infanto-juvenil por causa da temática e da idade dos personagens. Um YA (young adult/jovem adulto) tem personagens um pouco mais velhos, entre 16 e 18 anos e com um tema um pouco mais adulto. Então, se você acha que já está velho demais para livros em que as personagens nem estejam no Ensino Médio ainda, pode ser que não goste dessa leitura.

Eu, por outro lado, não esperava que fosse me agradar tanto e, por isso, gostei bastante de conhecer o Dan e a Estelle, a vizinha, e ver como ele foi se adaptando à nova vida.

Algumas coisinhas me incomodaram. A principal delas foi o fato do pai de Dan ser gay. Mas antes que comecem a me julgar, entendam o porquê. Do jeito com que o assunto foi tratado, o pai dele poderia muito bem ter traído a mulher ou então simplesmente abandonado a família. Acredito que teria sido muito melhor se a autora, Fiona Wood, tivesse desenvolvido melhor o tema, falado mais sobre o assunto. Dan falou várias vezes sobre como estava desconfortável com a situação, porque os pais foram casados por anos, mas ainda assim, achei que faltou profundidade no tema. Poderia ter sido abordado de maneira mais interessante.

Outra coisinha que me incomodou foi o fato de aparecer em uma parte "Galinha Pintadinha". Até onde eu sei, essa coletânea de músicas infantis é totalmente brasileira. Então, provavelmente, o tradutor/editor resolveu adaptar para a nossa realidade. Eu, particularmente, prefiro que mantenham o nome original e façam uma nota de rodapé para situar o leitor. Não gostei de terem adaptado.

Enfim, o livro é realmente muito bom. Mas quero enfatizar o que disse anteriormente: é um livro infanto-juvenil!!! Não vá ler achando que se trata de uma história adulta porque NÃO É! É muito gostoso de ler, mas está de acordo com a faixa etária do público alvo. Não posso generalizar nada... Tenho 20 anos e gostei mesmo. E, considerando que é o livro de estreia da autora, ela foi incrível. Uma coisa ou outra a fez tropeçar, mas não caiu completamente. 

Nome do livro: Seis coisas impossíveis
Autora: Fiona Wood
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 272
Adicione no skoob.
Classificação:

Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.