23 outubro 2013

Eu li: Noites italianas


"Noites italianas" é um livro baseado na história da vida da autora. Ela é australiana e teve uma vida difícil em seu país natal. Foi usuária de drogas pesadas durante cinco anos e se torna prostituta para poder sobreviver. Depois de viver dessa maneira e querer mudar de vida, Kate vai à Itália, buscando se conhecer melhor e ser ela mesma.

O livro é dividido em sete partes, cada uma sobre uma pessoa especial que a protagonista conhece durante sua estadia na Itália. Ela narra em terceira pessoa, mostrando que, enquanto escreve o livro, se vê como uma pessoa à parte.

Tenho vontade de dizer várias coisas sobre a narrativa, mas não posso soltar spoilers. Apenas posso dizer que esperava outra coisa da história. Não que eu tenha me decepcionado com o que li, porque não esperava muita coisa. Simplesmente, achei que seria algo diferente do que eu encontrei.

Gostei da maneira com que a autora expôs sua vida, adicionando - acredito eu - um pouco de ficção, mostrando como a vida em um país diferente pode ser. A narrativa em terceira pessoa facilita um pouco na hora de separar autor/personagem, o que eu acho que foi a intenção da autora.

Uma coisa realmente me incomodou: falta de nota de rodapé com a tradução das palavras em italiano. Isso é extremamente inconveniente. Eu nunca estudei nem li nada em italiano e não faço ideia do que muitas palavras no livro significam. Teve passagens em que nem mesmo traduziram do inglês. Sim, fazia mais sentido no idioma original, mas é para isso que servem as notas de rodapé!!! Nem todo mundo sabe o que significa sweat. Poderiam ter tido mais cuidado com isso.

O livro não é realmente erótico, mas possui muitas cenas de sexo. A história inteira gira em torno nesse tema, então é impossível fugir do erotismo. Eu não sabia disso quando escolhi o livro e, por isso, creio que seja bom deixar claro que é um livro com temática bem adulta. Só leia se realmente gosta de algo desse gênero. Ou se gosta de biografias com ficção. 

Nome do livro: Noites italianas
Autora: Kate Holden
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 270
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria da Travessa - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação:

Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.