19 dezembro 2012

Mansfield Park: obra e adaptações

Desde pequena Fanny Price vive com parentes ricos em Mansfield Park, em uma bela propriedade no interior da Inglaterra. Inteligente e estudiosa, aproxima-se de Edmund, o único entre seus primos que compartilha sua paixão pelos livros, e passa a nutrir sentimentos profundos por ele. Com a chegada dos Crawford á vizinhança, porém, Edmund apaixona-se pela cínica Mary, e o volúvel Henry Crawford encanta-se por Fanny.

Este livro, desde a apresentação até o último ponto, é o mais complexo de Jane Austen. Fanny, a protagosnista, é fraca e frágil, ao contrário das outras heroínas da autora.
Por ser de uma família pobre, é mandada para a casa da irmã da mãe, para ser criada com mais conforto. Ao longo dos anos, a única pessoa com quem tem amizade é Edward, seu primo. Essa amizade se desenvolve e Fanny entende que está apaixonada por ele.
Outras personagens tem importância no livro, como a Sra. Norris, a tia perversa de Fanny, Mary e Henry Crawford, um casal de irmãos interesseiros, entre outros.

A questão é: nenhum outro livro me causou emoções mais diversas quanto esse. Odiei, amei, ri, chorei, me irritei, me emocionei e me surpreendi ao longo da história, tudo ao mesmo tempo. Entendo quando dizem que está é a obra mais complexa da Jane. Definitivamente é.

Quanto às adaptações, eu assisti dois filmes: Mansfield Park (2007) e Palácio das Ilusões (1999). Quando assisto um filme inspirado nos livros da Jane, eu nunca espero encontrar cenas picantes, muito menos de sexo explícito, já que ela nunca aborda esse tema abertamente. Na adaptação de 2007, não há nada além de um beijo um pouquinho mais caliente, o que é aceitável. Porém, no filme de 1999, tem uma cena de sexo que achei completamente desnecessário, por isso prefiro o de 2007, por mais que a Fanny (Billie Piper) seja muito feia.

Eu abri meu coração em uma postagem repleta de spoilers aqui, por isso só leia se você já leu/assistiu Mansfield Park.

Tem também a minha resenha, livre de spoilers, clicando aqui.

Amanhã eu volto com minha opinião sobre "Emma". (=

Um comentário:

  1. Foi o que eu achei mais difícil de ler, não simpatizei com nenhum dos personagens, demorei pra terminar porque realmente não tava conseguindo...e até agora foi o único que não assisti a nenhuma adaptação, essa moça do filme me assusta, não gostei dela,ahhahaha
    Mas agora que estou de férias quem sabe eu não veja, vai ser bom pra relembrar da história ;)

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.