11 abril 2012

Eu li: Cruzando o caminho do Sol


Não lia um livro como esse desde "O caçador de pipas". Este livro conta uma história muito complexa, triste e que me fez repensar em vários aspectos da minha vida.

Ahalya (17 anos) e Sita (15 anos) são irmãs e vivem em um bangalô beira-mar com seus pais, sua avó e Jaya, a empregada que era parte da família. Suas vidas mudam completamente quando um tsunami atinge a praia onde elas estavam com seus pais e eles morrem. Ao voltarem para casa, descobrem que sua avó e Jaya também estão mortas e que estão sozinhas no mundo.

Buscando ajuda para ir à escola onde estudavam, para se abrigarem, elas são sequestradas por aliciadores, que traficam humanos, garotas, para exploração sexual. Simultâneo à isso, um advogado de Washington recebe um ultimato na empresa onde trabalha e tira um ano sabático. Além disso, ele presencia um sequestro, o que ajuda na sua decisão de trabalhar com a Aces (Aliança Contra a Exploração Sexual), em Mumbai.

Este livro é cheio de altos e baixos, sofrimento e realidade. As irmãs amadurecem muito no tempo em que estão nas mãos dos cafetões e aliciadores. Sofrem com a perda da família, sofrem todo tipo de abuso e ainda assim mantem a fé nos deuses delas.

O autor se aprofundou na pesquisa para escrever este livro. E isso fica comprovado. É rico em detalhes, a cultura indiana é muito bem retratada, com várias palavras da língua hindi e dialetos da região asiática. O assunto principal, por mais complexo que seja, foi muito bem abordado por Corban. Ele usou uma escrita simples, que me ligou às personagens, me fazendo sofrer junto com elas.

A diagramação é muito bem feita. A separação das partes (o livro é dividido em quatro partes), o início dos capítulos, o rodapé... Tudo muito bem feito. A edição conteve poucos erros, nada que atrapalhasse minha leitura. A capa é muito bonita e tem tudo a ver com a história.

Eu recomendo esse livro por contar a realidade de muitas pessoas na Índia e em outros países do submundo. Por nos fazer enxergar que a nossa vida, aqui no Brasil, é maravilhosa se compararmos com a dessas pessoas. E por você estar lendo essa resenha, tenho certeza que você tem um lar, sua família por perto, internet e computador à sua disposição, uma cama quentinha para dormir, comida gostosa e conforto. Então, o que acha de, após terminar de ler, dobrar seus joelhos e agradecer à Deus pela sua vida, por Ele te abençoar com tudo isso que citei acima e te dar o que necessita? Independente de sua religião, Deus seja louvado por nós termos nascido em um país onde a justiça é falha sim, mas pelo menos nossos direitos são garantidos pela legislação e não temos uma vida em nada parecida com a que essas garotas viveram. Tenho certeza que, depois que lerem esse livro, irão pensar da mesma forma que eu. Recomendo a leitura.

Nome do livro: Cruzando o caminho do Sol
Autor: Corban Addison
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 447
Onde encontrar: Saraiva - Submarino - Livrarias Curitiba - Livraria Cultura
Adicione no skoob.
Classificação: 


Livro concedido pela editora parceira, Novo Conceito.

2 comentários:

  1. Oi Amanda,
    Parabéns pela resenha!!! Adorei!
    A história do livro parece ser tensa, mas deve passar uma grande lição, não é?
    É uma leitura imperdível.
    Sua resenha é a primeira que eu leio e me deixou doida para ler o livro, que com certeza lerei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda,
    Vim retribuir seu comentário, não pude deixar de :)
    Obrigada primeiramente e parabéns pela resenha.
    Você escreveu bem e Citou a diagramação super bacana que eu esqueci de comentar o/
    Eu adorei esse livro, simplesmente pela mensagem dele. Também sou cristã como você, e acho que, mesmo se não fosse, o choque em ler algo que o autor diz ser fruto de pesquisas e existir de fato. Bem, é pesado isso viu.
    Se quiser falar comigo estou no twitter, @upsagas.
    Beeijos
    Jups || Up Sagas

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.