26 julho 2011

Estou lendo no momento: O menino do pijama listrado - John Boyne

Todos que já assistiram o filme sabem que a história é comovente. Mesmo estando escrito na orelha do livro "normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba nada sobre a trama.", eu acho que é bom preparar o leitor sobre o que ele irá encontrar nesta jornada.

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Prefiro não comentar ainda sobre o livro, vou guardar para a minha resenha, mas vou colocar aqui a opinião do The Irish Independent:  "Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição."
E uma citação do USA Today que descreve bem o livro: "Intenso e perturbador [...], pode se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época."

Já sabem o que esperar deste livro, não é?!

Um comentário:

  1. Eu não gostei do filme. É comovente, sim. A história é bem elaboradaa, sem sobras de dúvidas. Mas odeio o final. Realmente eu imagina outro desfecho :/ Mas enfim, nem sempre as coisas são como a gente quer! Aguardo tua resenha Amanda!

    ResponderExcluir

O blog Literatura em Série é um blog pessoal onde falo sobre livros, filmes, músicas e outras coisas que eu queira compartilhar com os leitores.

Obrigada pela visita e não deixe de comentar. Amo conversar com pessoas que tem interesses em comum e conhecer as opiniões diferentes das minhas.

Espero ver você de volta. Até mais.

Literatura em Série © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.